Resultado de um projeto entre a empresa portuguesa A. Silva Matos Metalomecânica e a Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN), a LASO foi a responsável pelo transporte de quatro reservatórios para o armazenamento de hélio desde Aveiro até à Suíça.
Os depósitos têm 28 metros de comprimento, pesam 70 toneladas e um volume de 250 metros cúbicos. Têm como objetivo arrefecer o Large Hadron Collider (LHC) e manter uma temperatura extremamente baixa, próxima dos -271,3ºC, para o seu correto funcionamento. Este é um projeto de 1,5 milhões de euros, e é a segunda vez que a A. Silva Matos Metalomecânica é escolhida pelo CERN.
A LASO já fez o transporte de dois dos reservatórios desde Portugal até à Suíça, estando os restantes previstos para o próximo mês, sendo transportados até à região de Cessy (França), após a instalação destes primeiros no final do mês.
A transportadora revela que este foi um projeto muito específico, tendo sido feitas avaliações dos trajetos, estudos de estrada, e que houve a necessidade de autorizações específicas e escolha de equipamentos ideais, bem como a remoção de obstáculos na via pública.
“Tivemos vários departamentos e filiais LASO a trabalhar em conjunto neste projeto, que, no final, resultou na satisfação pela confiança em nós depositada do nosso parceiro A Silva Matos. Transportes deste nível de complexidade não estão ao alcance de muitos, mas na LASO, não existem limites!”, afirmou a empresa.
Pedro Pinheiro, administrador da A. Silva Matos Metalomecânica, comenta que “estamos bastante orgulhosos por colaborar neste projeto com uma referência mundial como o CERN. É a segunda vez que cooperamos com este laboratório, o que representa um reforço de confiança na qualidade do nosso trabalho”, refere.