A Cegid, fornecedora europeia de gestão na cloud para profissionais nas áreas financeira, recursos humanos, contabilidade, retalho e empreendedorismo, foi um dos parceiros tecnológicos selecionados pela Mercadona para gerir a documentação do processo logístico de abastecimento às 49 lojas em Portugal.
A solução Cegid Primavera gera a documentação de apoio ao transporte da mercadoria dos armazéns centrais para as lojas da insígnia em todo o território nacional, assegurando o cumprimento das regras legais e fiscais. Além disso, esta tecnologia gera ainda documentos de transporte relacionados com doações de bens realizadas diariamente pela Mercadona a instituições de solidariedade social, na Península Ibérica.
Integrada com outros sistemas de gestão da cadeia de supermercados espanhola, a solução da Cegid assegura a conformidade legal da atividade comercial com a fiscalidade em Portugal. Atualmente, a gestão de documentos de transporte de mercadorias em Portugal, desde a criação das guias até à comunicação dos documentos à Autoridade Tributária, é sustentada pelas soluções da Cegid.
Felicidade Ferreira, diretora da unidade de negócio pequenas e médias empresas na Cegid em Portugal e Cabo Verde, afirma que “a nossa solução foi capaz de integrar com os diversos sistemas de gestão da Mercadona, de modo a garantir que os dados fluem rapidamente e que tudo funciona de acordo com a legislação em vigor. No ano passado geramos centenas de milhares de documentos de transporte a nível nacional e garantimos também a disponibilidade imediata dos mesmos, disponibilidade esta que é justificada pela natureza da operação em causa”.
O sucesso do projeto em Portugal permitiu com que a parceria se estendesse até ao mercado espanhol, onde o processo logístico da vertente de solidariedade social da Mercadona já conta com o apoio das soluções da Cegid.