Apesar de todo o trabalho de planeamento e de recursos adicionais consideráveis que foram postos no terreno, a DB, parceiro oficial de transporte de passageiros do Europeu de Futebol, já veio reconhecer que os serviços sofreram perturbações durante a primeira semana do Euro 2024.
Mais de 3 milhões de passageiros viajaram nos comboios ICE e InterCity (IC) durante a primeira semana do Campeonato Europeu de Futebol da UEFA, na Alemanha. Os números são da DB, parceiro oficial de transporte de passageiros do EURO 2024, que afirmou que “nunca houve tanto tráfego ferroviário como durante o Campeonato Europeu de Futebol na Alemanha”.
Mas vamos aos números. A DB vendeu 182.000 bilhetes para adeptos, cerca de 60.000 Fan BahnCards e cerca de 7.000 passes Interrail. A companhia está a operar 14 comboios adicionais por dia e a disponibilizar 10.000 lugares adicionais em dias de jogo. Cerca de 150.000 funcionários da DB estão a trabalhar para levar os passageiros aos seus destinos, com 300 guias e cerca de 16.000 voluntários da UEFA colocados nas estações para ajudar os adeptos. A empresa instalou ainda balcões especiais de boas-vindas nas estações das cidades anfitriãs de Berlim, Munique, Colónia, Frankfurt, Hamburgo, Dortmund, Leipzig, Gelsenkirchen, Estugarda e Düsseldorf.
Como é normal, os jogos da equipa do país anfitrião são os que atraem mais passageiros para os comboios de longa distância da DB – 20.000 adeptos viajaram para Estugarda em 19 de junho para o jogo entre a Alemanha e a Hungria.
“Ao mesmo tempo, registaram-se repetidas perturbações nas principais rotas ferroviárias durante a semana de abertura do Campeonato Europeu: a DB gostaria de agradecer a todos os adeptos pela sua paciência e precaução”, afirma a DB.
Isto apesar de os trabalhos de construção terem sido reduzidos ao mínimo, para que as chegadas e partidas possam ser planeadas de forma fiável, e de haver 3.000 técnicos de prontidão para garantir que quaisquer falhas nas escadas rolantes e elevadores sejam reparadas imediatamente.
E nem o diretor do Euro 2024, Philipp Lahm, escapou às perturbações na circulação ferroviária. A 21 de junho, devido aos atrasos na sua viagem de comboio para Düsseldorf, não chegou ao estádio a tempo do pontapé de saída do jogo entre a Ucrânia e a Eslováquia. “Lamentamos que Philipp Lahm não tenha conseguido chegar a tempo ao jogo”, lamentou a DB num comunicado. “Pelo menos pôde assistir à segunda parte no estádio.”