O percurso profissional de Bruno Neves, head of procurement da Science4you, não se iniciou na área das compras, mas preparou-o para aquele que iria ser o seu futuro uns anos mais tarde. Assim que ingressou neste mundo deparou-se com os desafios que caracterizam a área das compras. Estes desafios renovam-se porque não há dois dias iguais no procurement. O profissional partilhou connosco a sua experiência.
Atualmente, Bruno Neves é head of procurement da Science4you, empresa portuguesa que produz, desenvolve e comercializa brinquedos científicos e educativos. No entanto, iniciou a sua carreira enquanto auditor financeiro. “Foram seis anos que me permitiram adquirir um conhecimento de várias realidades de mercados, análise de dados e metodologias de trabalho que me tornaram, atualmente, num melhor comprador”, afirma Bruno Neves.
Já dentro do departamento de procurement, o seu percurso começou nas compras Far-East (Extremo Oriente). “O mercado, principalmente na China, exige que o cuidado com o detalhe seja acima do normal, pois qualquer erro tem consequências desastrosas”, indica. Posteriormente integrou-se nos fluxos de compras da indústria do papel e da cartonagem, “em que a pressão, timings e realidade do mercado produtivo fizeram com que o crescimento fosse exponencial”. Há dois anos e meio que é head of procurement da Science4you, e a “estrutura, os processos e os procedimentos tailor-made à necessidade da empresa, e realidades do mercado fazem com que procure novas formas de evoluir”, confessa Bruno Neves.
SCM – O que o levou a escolher esta profissão?
Bruno Neves – O que me fez escolher esta profissão foi o desafio! A verdade é que o papel fundamental da criação de lucro está na compra, pois o mercado acaba por regular os valores de venda através do mercado e concorrência.
Qual o maior desafio para uma equipa de Procurement dentro da organização?
O maior desafio é procurement com cost savings através de estandardização de produtos e linearidade de processos.
Quais as três competências-chaves que mais valoriza, ou considera fundamentais num profissional de compras e procurement?
Espírito crítico, resiliência e procura de melhoria contínua.
Artigo publicado na SCMedia News #52