A equipa de Global Trade & Product Compliance (GTPC) da Amazon simplificou o processo de auditoria dos dados ESG através da utilização do AWS Supply Chain Sustainability, segundo a Supply Chain Digital.

A equipa da Amazon tem utilizado o AWS Supply Chain Sustainability para melhorar as interações com os parceiros comerciais e simplificar o processo de recolha de dados.

O AWS Supply Chain Sustainability identifica os principais desafios de uma abordagem manual, desde logo vulnerabilidades na segurança dos dados, coordenação fragmentada, comunicação desconectada e falta de métricas. Posteriormente, a solução simplifica o processo de solicitação, recolha e auditoria dos dados ESG de fornecedores e parceiros comerciais.

A utilização da ferramenta simplifica a distribuição de formulários de recolha de dados e solicita detalhes, como a avaliação do ciclo de vida dos produtos. Os fornecedores simplesmente preenchem os formulários e as suas respostas são guardadas num repositório seguro e auditável. Este modelo melhora a proteção dos dados, elimina dados redundantes e permite uma alocação flexível da carga de trabalho.

Nishant Jain, gestor sénior de certificações da GTPC, afirma que “o módulo de sustentabilidade é uma ferramenta eficiente e fácil de usar que nos ajuda a evitar comunicações duplicadas com parceiros e pedidos de dados para um número de peça específico, além de fornecer o estado dos pedidos em tempo real para toda a equipa”. Acrescenta ainda que “adicionalmente, melhora a experiência do fornecedor, uma vez que este consegue visualizar todos os artefactos de conformidade necessários num único local”.

O AWS Supply Chain Sustainability proporcionou uma comunicação fluída entre a GTPC e os seus fornecedores e melhorou a visibilidade, tendo permitido à equipa identificar ideias para a melhoria de práticas sustentáveis, mitigando riscos de não conformidade regulamentar. Além disso, a ferramenta também facilitou a comunicação auditável entre a GTPC e os seus parceiros comerciais.