O Japão pretende desenvolver um sistema de autoestrada logística automatizada, cobrindo 500 km no país, planeando a retirada de 25.000 camiões das estradas, segundo a Pplware.

O governo japonês está a planear conectar as principais cidades através de ligações logísticas automatizadas de emissões zero, capazes de transportar milhões de toneladas de mercadorias de forma silenciosa e eficiente.

Representantes do Ministério do Território, Infraestruturas, Transportes e Turismo do Japão propuseram o desenvolvimento de ligações logísticas automatizadas para o transporte de mercadorias em faixas médias, ou através de túneis subterrâneos ao longo das autoestradas.

Estima-se que as autoestradas logísticas automatizadas possam cobrir a quantidade de carga transportada equivalente a 25.000 camiões por dia. Seriam utilizadas para transportar até uma tonelada de carga de pequenas dimensões.

No entanto, o maior desafio é o custo. De acordo com um inquérito realizando junto de empresas de construção, o custo de um túnel subterrâneo varia entre 7 mil milhões e 80 mil milhões de ienes (entre 40 a 460 mil milhões de euros) por cada 10 km.

O grupo de trabalho tem vindo a discutir o novo sistema logístico desde fevereiro de 2024. Segundo um projeto de relatório intercalar divulgado recentemente, o Ministério pretende avançar com o projeto através de uma rota entre Tóquio e Osaka, já em 2034.

Fazendo as contas, um sistema logístico que liga Tóquio a Osaka teria uma custo de até 3,7 mil milhões de ienes (cerca de 22 milhões de euros). Prevê-se que o projeto ainda seja debatido no que diz respeito ao recurso ao setor privado para o financiar, bem como sobre a criação de uma organização que permita a participação de várias empresas.

Tetsuo Saito, ministro do Território, Infraestruturas, Transportes e Turismo, afirma que “o projeto não só resolverá a crise logística, como também ajudará a reduzir as emissões de gases com efeito estufa”.