O Grupo LEGO lançou recentemente um novo Programa de Sustentabilidade de Fornecedores, reconhecendo o papel crítico dos fornecedores para a empresa atingir as suas metas sustentáveis. O objetivo passa por reduzir as emissões de carbono na cadeia de abastecimento da empresa.
O grupo está comprometido em reduzir as emissões em 37% até 2032, e em alcançar o nível zero de emissões líquidas até 2050. Para isso, é essencial que os fornecedores tomem medidas significativas para reduzir as suas próprias emissões.
Mais de 99% das emissões totais de carbono do Grupo LEGO vêm de fora das suas próprias operações, nomeadamente de fornecedores que entregam matérias-primas, máquinas, e produtos e serviços relacionados aos produtos LEGO.
A empresa está a trabalhar para reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa das suas operações, o que inclui a redução do consumo de energia e a aceleração da transição para energia renovável. Além disso, a empresa pretende aumentar a capacidade solar em 16% em relação a 2022, esperando ainda duplicar essa capacidade até 2026. Este ano, introduziu um KPI de Carbono Atual que mede as emissões nas fábricas, lojas e escritórios.
O Programa de Sustentabilidade dos Fornecedores baseia-se no programa Engage-to-Reduce que o Grupo LEGO lançou em 2014 para ajudar os fornecedores a relatar dados ambientais e a reduzir os impactos no carbono, água e florestas.
Assim, o Grupo LEGO anunciou as medidas que os seus fornecedores precisam de tomar para reduzir as emissões:
- Fornecer dados específicos sobre a quantidade de carbono associada aos produtos e serviços que o Grupo LEGO adquire;
- Pedir aos fornecedores metas de curto-prazo apresentando economias de emissões relacionadas ao fabrico de produtos até 2026, e mais adiante, até 2028;
- Colaborar para identificar e desenvolver as ações e iniciativas em que os fornecedores precisam de apostar para atender às metas de redução estabelecidas pelo Grupo LEGO, que inclui melhorar a eficiência das suas instalações para utilizar menos recursos, mudar para fontes de energia renovável sempre que possível, ou encontrar formas menos intensas em carbono no transporte de materiais.
Os fornecedores terão de partilhar os relatórios a partir deste ano, e será um requisito anual daqui em diante.
“De uma forma simples, um mundo com emissões líquidas zero não é possível a menos que encontremos soluções maiores do que as nossas próprias operações. Não conseguiremos atingir as nossas metas de sustentabilidade sozinhos. Temos de trabalhar com os nossos fornecedores. Queremos que as crianças herdem um planeta saudável, e não há tempo a perder”, afirma Annette Stube, diretora de sustentabilidade do Grupo LEGO.
Por sua vez, Carsten Rasmussen, diretora de operações do Grupo LEGO, corrobora esta ideia. “A sustentabilidade é uma licença para operar e um requisito de como fazemos negócios, incluindo como selecionamentos fornecedores. Temos ideias e um caminho a seguir, mas não podemos fazer isso sozinhos. Precisamos de todos os nossos grandes parceiros para nos ajudar a alcançar as nossas metas de sustentabilidade.”