A GEODIS alargou os seus serviços de frete ferroviário com a criação de um comboio regular entre Łódź, Polónia, e Barcelona, criando assim a primeira ligação ferroviária direta entre os dois países.
Na viagem inaugural, as mercadorias, que seguiram em 44 contentores (cada um com capacidade para uma carga útil de 26 toneladas), partiram do terminal de carga em Łódź, chegando a Barcelona três dias depois, onde a distribuição da “última milha” será feita por rodovia. Mais tarde, no mesmo dia da chegada, o comboio regressa à Polónia com mercadorias importadas de Espanha.
Na viagem inaugural, as mercadorias dos clientes em 44 contentores e/ou caixas móveis, cada um com capacidade para transportar uma carga útil de 26 toneladas, partiram do terminal de mercadorias de Łódź, chegando a Barcelona em apenas três dias, a partir de onde a distribuição da “última milha” será feita por estrada. Mais tarde, no mesmo dia de chegada, o comboio regressa à Polónia com mercadorias importadas de Espanha.
Esta ligação ferroviária permite a entrega de até 1.000 toneladas de mercadorias de várias indústrias. O percurso ferroviário entre Łódź e Barcelona, embora mais longo em quase 160 km do que a viagem rodoviária, reduz as emissões de CO₂ em até -79%. Além disso, o consumo de energia é cerca de 57% inferior.
Na primeira fase do desenvolvimento deste projeto, o horário prevê um comboio por semana, com partida de Łódź todas as terças-feiras. No sentido inverso, o comboio partirá de Barcelona às sextas-feiras. “O lançamento da nova conexão ferroviária Łódź – Barcelona oferece aos clientes um grande número de benefícios, pois permitirá o transporte pontual de cargas, enquanto limita consideravelmente as emissões de CO₂”, disse Marc Vollet, diretor de operações da GEODIS European Road Network.”
Este novo comboio-bloco vem juntar-se à rede de rotas multimodais da GEODIS, que opera cerca de 120 comboios por semana em toda a Europa.