A Scania vai apresentar novas versões de camiões híbridos (HEV) e híbridos Plug-In (PHEV) em Hannover, no Salão de Veículos Comerciais, entre próximos dias 20 e 27 de Setembro. Os veículos encontram-se preparados para funcionar em zonas urbanas, quer em ambiente diurno, quer noturno, devido à sua capacidade de funcionar num regime de emissões zero e com ruído abaixo dos 72 dB(A). Ao mesmo tempo que têm a opção de arrancar em modo totalmente eléctrico, os novos camiões estão também preparados para funcionar com HVO (óleo vegetal hidrogenado) e gasóleo.

O sistema de propulsão tem apoio de um motor eléctrico de 130 kW (177 cv) e um binário de 1.050 Nm. A bateria é de iões de lítio e tem uma capacidade de 7,3 kWh, sendo a autonomia eléctrica de aproximadamente 10km. A associação entre estes sistemas, eléctrico e HVO, permite uma redução no consumo em até 20%, quando comparado com um modelo inteiramente a diesel.

“Os híbridos possuem a mais recente tecnologia em termos de custo total de utilização, tempo de atividade e sustentabilidade das atuais operações de um camião urbano. A combinação com o HVO irá proporcionar reduções de dióxido de carbono até 92 por cento, ao mesmo tempo que assegura uma extraordinária produtividade nas áreas urbanas, em permanente expansão, onde os operadores de camiões enfrentam desafios como problemas de segurança, exigências ambientais e ruas congestionadas”, conta Maria Johansson, directora do produto urbano da Scania Trucks.

A versão híbrida irá ser lançada em Novembro deste ano, enquanto a versão Plug-in só estará disponível no próximo ano de 2019.