Nos Estados Unidos, a Amazon substituiu 95% das almofadas de ar de plástico das embalagens de entrega por enchimento de papel e pretende eliminá-las totalmente até ao final do ano.
“Estamos constantemente a inventar e a pensar em grande para tornar as nossas embalagens pequenas. Queremos garantir que os clientes recebem os seus artigos sem danos, utilizando o mínimo de embalagens possível para evitar desperdícios e dando prioridade aos materiais recicláveis.”, salienta a Amazon sobre este passo estratégico na sua política de sustentabilidade.
A eliminação de 95% das almofadas de ar de plástico das embalagens e entrega nos centros de distribuição da América do Norte evitará, segundo a gigante do comércio eletrónico, cerca de 15 mil milhões de almofadas de ar de plástico por ano.
Em outubro de 2023, a Amazon anunciou o seu primeiro centro de distribuição automatizado dos Estados Unidos, no Ohio, para eliminar as embalagens de plástico para entrega, incluindo a transição de almofadas de ar de plástico para enchimento de papel. Este trabalho no Ohio permitiu-lhes testar, aprender e avançar para a transição para o enchimento de papel para 95% dos envios em menos de um ano. Para isso foi fundamental a colaboração com os fornecedores, para obterem enchimento de papel feito a partir de conteúdo 100% reciclado, ao mesmo tempo que coordenavam a transição em centenas de centros de distribuição, incluindo a mudança de maquinaria, bem como ações de formação às equipas sobre como funcionar com os novos sistemas e máquinas.
A Amazon diz que as suas equipas “trabalham todos os dias para promover as nossas iniciativas de sustentabilidade nas operações e proporcionar aos clientes uma experiência de compra mais sustentável, desde a melhoria das nossas embalagens até à eletrificação da nossa frota de entregas e ao investimento em energia renovável e sem carbono”.