Há cerca de dois anos que Susana Pinho fazia parte da Altri, empresa especializada na produção de fibras de eucalipto, gestão florestal e produção de energia renovável, enquanto logistics sourcing director. Recentemente aceitou um novo desafio na mesma empresa, desta vez como logistics director. 

“Enfrento este desafio com entusiasmo”, afirma a profissional à SCM, acrescentando que pretende construir uma cadeia logística ágil, confiável, sustentável e resiliente. “Este desafio é também uma oportunidade para continuar a melhorar as minhas práticas e também para partilhar as minhas experiências e conhecimento com outros profissionais do setor, criando uma rede de colaboração, aprendizagem e inovação.”

No setor em que a Altri se encontra, “a logística é um fator diferenciador e competitivo”, segundo Susana Pinho, uma vez que “temos de atender às necessidades dos nossos clientes em diversos mercados e contextos”. Para oferecer operações logísticas “de qualidade, eficientes e sustentáveis”, a empresa tem parcerias estratégicas com armadores, portos, operadores de transporte ferroviário, rodoviário, operadores logísticos, entre outros, “que nos permitem garantir a qualidade, o controlo e a segurança das nossas operações, assim como reduzir o impacto ambiental”.

Contudo, a logistics director assume que a logística enfrenta vários desafios e oportunidades no futuro, que exigem adaptação e inovação constante. “Desde o desenvolvimento tecnológico à volatilidade geopolítica, passando pelas expectativas dos consumidores e pelos compromissos climáticos, o setor tem de estar preparado para responder a cenários complexos e incertos, tal como as empresas”.

A sustentabilidade dentro da área da logística envolve vários pontos, “mas com os transportes a serem tão frequentemente o foco da atenção, não é de estranhar que este seja uma prioridade em toda a nossa cadeia logística”, refere Susana Pinho. Ainda assim, destaca a potencialidade da Inteligência Artificial para melhorar as operações da empresa e aumentar a eficiência, qualidade e satisfação dos clientes, enquanto reduzem os custos e emissões em toda a cadeia.