A Maersk Air Cargo acaba de receber o primeiro dos dois Boeing 777F encomendados em novembro último com o propósito de reforçar a sua capacidade operacional na rota entre a Europa e a China.
Inicialmente, a operação envolverá três voos semanais, mas o objetivo é atingir os seis. Em comunicado, publicado no site oficial, a empresa dinamarquesa indica que, além de maior capacidade nas rotas diretas, estas aviões irão garantir tempos de trânsito menores, bem como entregas mais rápidas e maior qualidade de serviço, quer na origem, quer no destino.
O segundo avião deverá ser entregue no terceiro trimestre deste ano, após o que a frota da Maersk Air Cargo será constituída por 22 aparelhos, sendo os restantes Boeing 767F.
No mesmo comunicado, o Head of Maersk Air Cargo, Lars Jordahn, afirma que, com este passo, a empresa “entra na primeira liga da aviação de carga”: “O B777F pode transportar mais do dobro da carga em cada voo, comparado com os nossos 767F, além de, do ponto de vista do combustível, ser o avião mais eficiente em todo o mundo, a operar com motores GE90.”
Por sua vez, o vice-presidente executivo para a Logística e Serviços da Maersk, Narin Phol, sustenta que, numa perspetiva comercial, os dois Boeing 777F constituem um salto de gigante” em termos do que a empresa pode oferecer aos seus clientes: “A disponibilidade de capacidade aérea e o controlo total dos ativos são aspetos importantes que aumentam os níveis de resiliência, visibilidade e flexibilidade, essenciais nos dias de hoje.”
Este avião tem capacidade para voar até 9.200 quilómetros e transportar uma carga máxima de 102 mil quilos. O deck principal pode receber paletes até três metros de altura.