A ANTRAM – Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias realiza o seu 23.º congresso nos dias 11 e 12 de outubro. Em foco estarão os desafios que o setor enfrenta.
Numa nota publicada no site da associação, o evento é enquadrado com a importância do transporte rodoviário de mercadorias para a economia nacional, destacando-se que desempenha “um papel crucial na movimentação de bens e produtos por todo o País e por toda a Europa”.
A associação nota, porém, que, “apesar de considerado a espinha dorsal do sistema logístico global”, pela sua abrangência, flexibilidade e versatilidade, o setor enfrenta, nos dias de hoje, um conjunto de desafios, entre eles “os altos custos operacionais, as exigências de uma transição energética, os investimentos numa frota ambientalmente sustentável, e a falta de profissionais qualificados, designadamente de motoristas”.
É este o cenário que preside a este encontro, que terá como palco o Palácio dos Congressos do Algarve, em Albufeira. Ainda sem programa finalizado, a ANTRAM destaca que contará com a experiência de perspetiva de vários oradores para analisar o estado da arte do setor e fazer uma reflexão sobre as questões atuais mais prementes.