No seu mais recente estudo “Global Contract Logistics 2024”, a Ti Insight avança que se está a assistir a um retorno a um estado de procura e crescimento mais normalizado e pré-pandémico e que a logística contratual em 2024 deve crescer 4,2%.

De acordo com os dados e informação apurados pela Ti Insight para o seu “Global Contract Logistics 2024”, o mercado global de logística de contrato cresceu 3,5% em termos reais em 2023, acima do crescimento de 3% em 2022, e deve crescer mais 4,2% em 2024. Um crescimento que está a ser impulsionado pelas economias emergentes.

Em 2023, a região Ásia-Pacífico registou um crescimento de 7,5% em relação ao ano passado, em comparação com a América do Norte e a Europa, que cresceram 1,6% e 0,2% em relação no mesmo período, respetivamente. Paul Chapman, Editor Sénior da Ti, explica que “em contraste com outros segmentos de logística, o mercado global de logística contratual permanece resiliente contra os ventos contrários da economia. Também estamos a assistir a uma consolidação contínua no mercado, à medida que as empresas procuram garantir a sua posição por meio de aquisições.”

 

Alguns dados-síntese da pesquisa
  • O crescimento no mercado global de logística de contrato será novamente liderado pela região da Ásia-Pacífico, que deve crescer 7,1% a.a. em termos reais em 2024;

 

  • Espera-se que o crescimento aumente nas economias mais avançadas em comparação com 2023, embora a Europa e a América do Norte continuem a apresentar taxas de crescimento abaixo da média global em 2024;

 

  • O Índice de Custo de Armazenamento da Ti detalha que os custos de armazenamento têm aumentado constantemente desde o primeiro trimestre de 2022. Olhando para o futuro, é provável que os custos de armazenamento continuem a crescer e permaneçam elevados, mais nas economias ocidentais do que no Nordeste Asiático;

 

  • De acordo com o Contract Logistics Procurement Survey da Ti, a maioria das empresas subcontrata uma grande proporção da sua cadeia de abastecimento, mas mantém alguma forma de gestão interna da mesma, provavelmente como um elemento de controlo ou para atuar como uma referência de desempenho interno versus desempenho externo;

 

  • Cerca de 60% dos inquiridos afirmaram que a proporção que subcontratam irá aumentar no próximo ano;

 

  • A DHL Supply Chain continuou a manter o seu lugar como líder do mercado global de logística contratual, com quase o dobro das receitas da sua rival mais próxima, a GXO. A DHL continua a ser, de longe, o mais “global” dos principais fornecedores. A empresa mantém a posição de liderança na América do Norte e na Europa e estima-se que seja o terceiro maior fornecedor de logística contratual na Ásia-Pacífico. A GXO também tem uma presença significativa no mercado da América do Norte (4.º) e da Europa (2.º), graças, em parte, às suas recentes aquisições, como foi o caso da Clipper.