O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) abriu inscrições para um curso de Distribuição e Logística no HubsLisbon Azambuja, ao abrigo de um protocolo com a autarquia local. Em declarações à SCM, o coordenador do curso, José Carlos Nunes, sustenta que esta formação “irá contribuir de forma significativa para o desenvolvimento económico e social da região, além de permitir a fixação e retenção de jovens qualificados”.
Justificando a criação do curso, José Carlos Nunes afirma que se justifica “atendendo a várias considerações essencialmente relacionadas com as necessidades do mercado de trabalho e do tecido empresarial, as potencialidades de ordem regional especificamente orientadas para as áreas da distribuição e logística, assim como suportada nas necessidades de qualificação relativamente aos avanços de ordem tecnológica colocados nesta área do saber”.
A ministrar em regime pós-laboral pela Escola Superior de Gestão e Tecnologia do IPSantarém, a formação inscreve-se num protocolo de colaboração firmado em 2022 com o município da Azambuja. No ano seguinte, iniciou-se a realização de cursos conducentes a microcredenciais. São – descreve o porta-voz – cursos de formação ministrados ao longo da vida, compostos por um, ou mais, módulos de curta duração e que promovem a aprendizagem contínua e a atualização ou aquisição de novos conhecimentos, aptidões e competências. Já se realizaram entretanto cinco cursos nas áreas do marketing, contabilidade, liderança e comunicação.
Surge, agora, o de logística, cujas incrições decorrem até 27 de agosto. Enquadrando a sua realização, o coordenador afirma que “o contexto crescente de globalização da economia coloca empresas de diferentes setores económicos perante necessidades em distribuição e logística importantes, fator que levou ao longo do tempo a sucessivos investimentos em bases logísticas na região de Lisboa e Vale do Tejo, nomeadamente na Azambuja, com os relevantes centros logísticos das maiores empresas de distribuição e retalho”.