A Logidis, empresa do Grupo IBL que oferece soluções no setor da mobilidade de bens e pessoas, migrou a sua solução de Warehouse Management System (WMS) da Generix para SaaS, com o objetivo de processar 230.000 linhas de encomenda por mês, nos seus dois armazéns localizados nas Maurícias.
No âmbito da digitalização das suas atividades, e para apoiar o crescimento do grupo, no final de 2023, a Logidis confiou à Generix, da qual é cliente desde 2020, o projeto de transição dos seus dois sites para SaaS. O projeto, denominado “Move2SaaS”, implementado durante um período de três meses, foi desenhado para aumentar a eficiência operacional dos armazéns, reduzir custos, melhorar a gestão de stocks e a rastreabilidade das operações.
Em funcionamento desde abril de 2024, o WMS em modo SaaS da Generix permite à Logidis (além da integração com outros sistemas) beneficiar de todas as funcionalidades necessárias à atividade de um 3PL, nomeadamente: receção, preparação, gestão da rastreabilidade e dos pesos variáveis, controlo de qualidade na receção e preparação, otimização dos movimentos dos operadores de empilhadores, cross-docking, gestão dinâmica das docas, e criação de declarações/documentos adaptados a cada cliente.
Vincent Pilot, general manager da Logidis, refere que “a transição das nossas operações para o modelo SaaS permite-nos gerir melhor as nossas atividades, equilibrar a carga de trabalho versus capacidade, e otimizar os custos por linha de encomenda, graças a um modelo de negócio progressivo”.
A transição para o SaaS também incluiu a implementação do Generix DataPower, uma solução de KPI & Analytics que disponibiliza os dados da atividade do WMS no sistema de informação da Logidis, fornecendo, simultaneamente, novas funcionalidades de controlo e gestão da atividade.
Por sua vez, Julian Anciaux, project lead WMS/TMS na Logidis, indica que “o modelo SaaS permite estabilizar e melhorar os nossos sistemas de informação logísticos. Além disso, as frequentes atualizações do Generix WMS permitem-nos usufruir das últimas funcionalidades e inovações para melhor responder às crescentes exigências dos nossos clientes locais, regionais e internacionais”.
A próxima etapa da colaboração será a implementação da solução Transport Management System (TMS) da Generix em modo SaaS para gerir a frota de veículos e otimizar as rotas. Irá incluir a implementação da aplicação mobile para motoristas para um melhor controlo dos processos de seguimento e de entregas.
Do lado da Generix, Pierre Chffardon, general manager EMEA North & Asia Pacific da empresa, acrescenta que “o principal desafio do projeto era garantir que a migração para a cloud fosse o mais perfeita possível, sem alterar a forma de trabalhar do nosso cliente. A conectividade também foi um desafio devido à presença da Logidis no Oceano Índico. As nossas equipas trabalharam lado a lado para fazer deste projeto um sucesso conjunto, abrindo algumas perspetivas muito interessantes de inovação no futuro”.