No dia 3 de setembro iniciará uma nova rota entre Lisboa e Florianópolis (Santa Catarina, Brasil), impulsionando o comércio entre os países, segundo avançou a Noticenter. Em questão está ainda a criação de um novo hub de cargas no Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz.
Durante a intervenção “A Nova Rota Aérea SC-Portugal: Facilitando o Comércio e a Logística Internacional” no Logistique Summit 2024, um dos principais eventos de logística brasileiros, que reuniu especialistas do setor para discutir os impactos da nova rota aérea para o desenvolvimento económico da região, Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brazil, destacou o potencial da nova rota para transformar Florianópolis num importante hub de cargas para o sul do Brasil.
De acordo com o CEO, a localização estratégica do aeroporto, em conjunto com a infraestrutura, torna a cidade ideal para essa função. Espera-se que este serviço seja um complemento aos voos de passageiros desta rota, o que significa que os custos de transporte aéreo serão diluídos e poderá levar a preços mais competitivos para as empresas exportadoras.
A fonte também revela que o aeroporto brasileiro está a passar por vários investimentos de modo a aumentar a sua capacidade de movimentar mercadorias, desde logo a duplicação do tamanho do terminal de cargas, permitindo uma operação envolvendo mais voos cargueiros em simultâneo.
Marcelo Vitorino, Country Manager Brasil e South América da TAP Linhas Aéreas, também notou que a TAP reforçou as suas linhas com uma rota que liga Pequim e Bruxelas com dois voos semanais, e notou que através desta, Lisboa torna-se não só um hub na Península Ibérica, mas também de entrada e saída de cargas provenientes de países como a China. “Essa combinação de fatores poderá trazer um aumento significativo no volume de cargas movimentadas por Florianópolis. Só na rota SC-Lisboa, a previsão é de movimentar 300 toneladas por mês”, acrescenta.