O aumento dos preços impostos pelos fornecedores está a indignar empresas. Os supermercados do Grupo Intermarché retiraram temporariamente alguns produtos do fornecedor Matudis devido ao aumento dos preços implementados pela marca, avança o jornal Expresso. Ambas as partes chegaram a um acordo e os produtos já estão a regressar às lojas. 

Nas prateleiras do supermercado onde se deveriam encontrar esses produtos encontrava-se uma mensagem que diz “não temos disponíveis produtos do fornecedor Matudis, o que lamentamos, e que se deve, exclusivamente, ao aumento do preço de tabela deste produto em mais de 26% nos últimos dois anos”.

Em resposta a este aumento, os proprietários dos supermercados incentivaram os consumidores a optarem por marcas próprias. O grupo Intermarché indica que “vamos sempre procurar apoiar os produtores locais e a produção nacional, garantindo assim o acesso aos melhores produtos, com o objetivo de oferecer preços mais justos para os consumidores”.

No entanto, o Conselho de Administração do Intermarché avançou recentemente que “a informação apresentada nas lojas Intermarché resulta da negociação que estava em curso com um fornecedor, como acontece com tantos outros. Isto demonstra, claramente, que o Intermarché está ao lado dos portugueses em todos os momentos, pela defesa do seu poder de compra”.

Pedro Pimentel, diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca (Centromarca), revela ao jornal Expresso que “a tensão entre os distribuidores e os fornecedores nunca tinha atingido as prateleiras dos supermercados com esta intensidade”.

Notícia atualizada às 14h40 com declarações da Administração do Intermarché.