A Amazon anunciou esta semana que alcançou o marco de 100 polos logísticos no Brasil. Este número engloba 10 centros de distribuição e 90 estações de entrega last mile. A companhia entrou no Brasil em 2011 e até à data investiu 33 mil milhões de reais no país.
A marca histórica agora alcançada pela gigante de comércio eletrónico representa, segundo a mesma, um crescimento de 9.000% em comparação com 2019, quando a companhia inaugurou o seu primeiro centro de distribuição naquele país. Agora, a empresa anuncia uma nova etapa de expansão das suas operações, com foco na logística, inteligência artificial e parcerias com empresas nacionais.
Em 2019, quando a retalhista abriu o primeiro centro de distribuição, contava com um milhão de produtos listados para venda. Atualmente opera com mais de 100 milhões de produtos em 50 categorias, distribuídos 100 polos logísticos em diversas regiões do país, garantindo a entrega de pacotes em todos os municípios brasileiros.
A Amazon tem investido em programas que capacitam e apoiam o desenvolvimento dos envolvidos na sua cadeia logística, com a colaboração de parceiros como a Azul Linhas Aéreas, responsável pelo transporte aéreo para vários destinos do país, a To do Green, que realiza entregas com veículos elétricos, e a Favela Llog, especializada na distribuição de pacotes nas favelas de São Paulo.
O plano de expansão da Amazon também inclui a ampliação do programa global DSP (Delivery Service Partner), que desenvolve empreendedores para criarem as suas próprias empresas de logística e realizar entregas de pacotes vendidos na Amazon. No Brasil, o programa já conta com 41 empreendedores responsáveis pela contratação de mais de 3 mil motoristas.
Segundo a empresa, o uso de tecnologias exclusivas e a parceria com empresas locais têm otimizado o processo de seleção de produtos, empacotamento e entrega, permitindo à retalhista responder em todas as capitais e grandes regiões metropolitanas do país, incluindo áreas periféricas e rurais.