A caminho da sua 16.ª edição, as 24 Horas de Logística, ação de formação em formato de jogo de equipas, reinventa-se e aposta num formato híbrido: online, de 24 de setembro a 1 de outubro, e presencial, a 19 de outubro 2024, no Carregado, no centro logístico da Luís Simões, empresa que celebra 75 anos e que integrou o grupo de pioneiros da primeira edição das 24 Horas de Logística.
A 16.ª edição das 24 Horas de Logística aposta numa nova versão para esta ação de formação, com características muito especiais e na qual ao longo dos anos já participaram muitas centenas de profissionais de logística da indústria, retalho e prestação de serviços logísticos.
Para a edição de 2024 a organização introduziu uma metodologia revolucionária que, por um lado, privilegia a necessidade de maior equilíbrio entre trabalho e tempo de descanso e, por outro lado, vai permitir ampliar o foco nas competências comportamentais através de assessments comportamentais e sessões de equipa com os psicólogos.
Assim, o formato híbrido das novas 24 Horas de Logística acontece em dois momentos distintos: online, de 24 de setembro a 1 de outubro e presencialmente a 19 de outubro, nas instalações da Luís Simões, no Carregado, onde o foco estará, claro, em provas eminentemente práticas.
Objetivos
- Fomento de um espírito crítico, indagador e polivalente, promotor da antevisão dos problemas e impactos causados pelas decisões tomadas, contribuindo para o aumento da autonomia e eficácia dos participantes.
- Aperfeiçoamento de competências comportamentais mais importantes no âmbito da atividade logística, decorrentes das situações críticas a que os participantes são submetidos.
- Teste das capacidades intelectuais e relacionais dos indivíduos, através da simulação em contexto real, de muitas situações na área científica e operacional da logística, numa desafiante jornada formativa/competitiva, que os deixa mais preparados para atuar em situações limite ou de crise.
- Promoção do espírito de equipa e de missão, potenciadores de incrementos ao nível das performances individual e da empresa.
Alexandre Real, partner da Sfori, entidade promotora desta formação, explica que esta mudança “permite combinar o melhor dos mundos online e presencial, proporcionando às equipas uma experiência ainda mais dinâmica e acessível a todos os participantes. Durante a fase online teremos palestras de oradores especializados, prontos para partilhar insights valiosos, desafiando e motivando todos os participantes a alcançarem o seu máximo potencial. A isto acresce depois, a 19 de outubro, 12 horas exclusivas de provas práticas para testar as competências das equipas no terreno, no mundo real, e em simultâneo promover a sempre tão saudável coopetição entre todas as equipas que estão a jogar”.
Os destinatários deste jogo formativo são como habitualmente equipas de logística de 3 a 5 elementos de indústria, retalho, operadores logísticos, escolas de ensino superior, que queiram testar e pôr à prova as suas competências, o seu espírito competitivo também e embarcar na maior jornada de desenvolvimento das equipas logísticas nacionais. Esta iniciativa é certificada pela DGERT.
1.ª FASE – ONLINE (24 de setembro a 1 de outubro)
12 horas de contacto com a temática
Formato à distância
Duração de 7 dias, equivalente a 12 horas de contacto
Formato síncrono e assíncrono
Composto por atividades e bloco pedagógicos diversos
As provas estarão relacionadas com as atividades práticas que compõem a 2.ª parte.
Vários oradores, alguns internacionais
Provas baseadas em “problem solving”
Formato competitivo inter-empresas
2.ª FASE – PRESENCIAL (19 de outubro)
100% experiencial, prático e ativo
Presencial e em cenário real
Respeita o modus operandi das 24 horas estilo tradicional, mas sem atividades teóricas
Várias provas técnicas, as quais funcionarão como base para o trabalho comportamental desenvolvido
Debriefings entre as equipas e o Facilitadores
Grande foco ao fomento do networking entre os participantes e os patrocinadores ou parceiros
Jantar de confraternização e distribuição de prémios