“Disrupção das cadeias de abastecimento – Transporte Marítimo” é o título do livro do professor Fernando Cruz Gonçalves, que será lançado no dia 11 de setembro, pelas 17h30, na Sala de Atos da Gare Marítima de Alcântara.

 

O transporte marítimo desempenha um papel crucial nas cadeias de abastecimento globais, sendo responsável por cerca de 90% do comércio internacional em volume. No entanto, a pandemia de COVID-19 e outros fatores, como conflitos geopolíticos e alterações climáticas, expuseram fragilidades e têm provocado disrupções significativas neste setor e, por consequência, nas cadeias de abastecimento. Os congestionamentos nos portos, a escassez de contentores e o aumento dos custos de transporte são apenas algumas das consequências que afetaram a eficiência das operações e complicaram a logística global.

Com este cenário como pano de fundo e partindo de eventos disruptivos como o encalhe do Ever Given no Canal do Suez, os constrangimentos no Canal do Panamá e mais recentemente os ataques dos Houthis no Mar Vermelho, o professor Fernando Cruz Gonçalves, ao longo de quase 170 páginas, faz o enquadramento das principais rotas marítimas e tipos de serviços, aborda as tendências evolutivas da frota (e os seus limites), os ciclos económicos no shipping de contentores, a concentração do mercado e as alianças estratégicas entre operadores, os desafios da transição energética, bem como das alterações das rotas marítimas mundiais.

Sobre esta obra, José Luís Cacho, Presidente do Porto de Sines, diz: “A Fernando Cruz Gonçalves temos de assacar o mérito de, com este livro, abrir os bastidores dessa complexa máquina, dessa intrincada engrenagem que dá pelo nome de Logística, aplauso redobrado pelo facto de o ter escrito em linguagem acessível a qualquer cidadão fora do denominado e claustrofóbico setor“.

“Disrupção das cadeias de abastecimento – Transporte Marítimo” tem a chancela da Riscos Editora e a sessão de lançamento está marcada para o dia 11 de setembro, pelas 17h30, na Sala de Atos da Gare Marítima de Alcântara.

Sobre o tema, leia também: