A saída da Hapag-Lloyd da THE Alliance levou a que os armadores da aliança, HMM, Ocean Network Express (ONE) e Yang Ming Marine Transportation (Yang Ming) unissem forças e criassem a Premier Alliance, parceria que irá iniciar em fevereiro de 2025 e que terá uma duração de cinco anos.
Em comunicado, a ONE destaca que “esta parceria estratégica duradoura permite que a ONE continue a entregar serviços fiáveis e flexíveis com cobertura mundial expandida, garantindo valor agregado e operações ininterruptas aos nossos clientes”.
A cooperação é composta por serviços nas principais rotas comerciais Leste-Oeste: Ásia – Costa Oeste da América do Norte; Ásia – Costa Leste da América do Norte; Ásia – Mediterrâneo; Ásia – Norte da Europa; e Ásia – Médio Oriente.
Jeremy Nixon, CEO da ONE, destacou que “estamos muito satisfeitos em anunciar que a nossa parceria estratégica com a HMM e a Yang Ming nos negócios Leste-Oeste será continuada. A estreita colaboração de rede que existe entre as três empresas será ainda mais fortalecida e aprimorada sob esta nova colaboração a partir de fevereiro de 2025. Coletivamente, esta nova aliança tripartida oferecerá serviços de contentores portuários diretos de ponta a ponta fortes, seguros e altamente confiáveis para os seus clientes nos negócios Transpacífico e Ásia-Europa.”
O 2025 Transpacific, para a troca de produtos e serviços, foi introduzido em março de 2024 pela ONE. “Como continuação deste anúncio, uma atualização abrangente para todos os serviços para as principais rotas comerciais será anunciada separadamente”, esclarece ainda o armador.
Cooperação com a MSC na Ásia
Aquando do anúncio da Premier Alliance, a ONE também avançou com a primeira parceria da aliança estratégica, envolvendo a Mediterranean Shipping Company (MSC) nas trocas entre a Ásia e a Europa.
“Coletivamente, a Premier Alliance e a MSC poderão oferecer uma rede muito capaz e extensa de serviços portuários de ponta a ponta para os seus clientes a partir de fevereiro de 2025. Estamos ansiosos por esta nova cooperação com a MSC, e ambas colaborando com a nossa respectiva expertise operacional conjunta e sinergias de rede combinadas”, afirmou a ONE.
A MSC mantinha uma parceria com a Maersk, denominada 2M Alliance, cujo desmembramento foi anunciado em janeiro do ano passado, para terminar no início de 2025.