O processo de aquisição das vacinas contra a gripe (dose normal e elevada), lançado em junho, foi concluído em julho para a época 2024/25, no qual foram adjudicadas 2,6 milhões de doses de vacinas tetravalentes, entre as quais 2,3 milhões de dose normal, e 360 mil de dose elevada, segundo o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Através deste procedimento foram adquiridas vacinas contra a gripe para 55 instituições, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
A entidade Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) é a responsável por assegurar as compras na área da saúde, garantindo a aquisição centralizada e o registo central de vacinas.
Neste âmbito, a Direção-Geral de Saúde revelou que foram adquiridas cerca de cinco milhões de vacinas contra a COVID-19 e gripe para a campanha de vacinação de 2024/25, que se inicia a 20 de setembro.
A entidade referiu, recentemente, que haviam sido “adquiridas vacinas contra a gripe e contra a COVID-19 em número suficientes para todos os elegíveis que demonstrem interesse em se vacinar”, nas unidades do SNS e também nas farmácias.