A Topbrands, empresa portuguesa especializada em sourcing global no setor não alimentar a completar seis anos de atividade, espera encerrar 2024 com vendas na ordem dos dez milhões de euros. Em declarações à SCM, o general manager, João Saramago Tavares, dá conta de “fortes perspetivas de crescimento”, em nome das quais foi decidido criar um complexo logístico com capacidade para ser evolutivo.
A propósito dessas perspetivas, recorda que, no primeiro ano, atingiu o milhão de euros em vendas, e partilha a ambição de, em 2025, alcançar os 14 milhões de euros e ascender aos 20 milhões no ano seguinte.
Do portefólio da Topbrands fazem parte mais de cinco mil produtos, 90% dos quais desenvolvidos pela empresa. Por categorias, as que têm mais peso são os artigos para churrasco e aquecimento (Marca BBQ Lovers), os brinquedos (Marca Kidzs Up) e os pequenos domésticos (Coockich).
“Estamos em constante procura pelos melhores produtos e que, ao mesmo tempo, cumpram os nossos critérios, tanto ao nível de boas praticas produtivas, como ambientais”, sustenta, notando que, atualmente, a empresa trabalha com mais de 200 fornecedores, sendo “bastantes” deles nacionais.
O retalho é o destino desses produtos: Pingo Doce, Auchan, Intermarché, Sonae, Worten, Fnac e Staples são alguns dos clientes, com a Topbrands a prever que, em 2024, as entregas representarão cerca de 400 camiões completos. “Como trabalhamos todas as sazonalidades do ano, acabamos por estar sempre em pico. No entanto, o segundo semestre representa sempre duas a três vezes o primeiro”, especifica João Saramago Tavares. Embora disponha de transporte próprio, 90% da operação assenta na contratação.
Do ponto de vista logístico, a empresa trabalha em três locais distintos, com uma capacidade total de cerca de 2000 metros quadrados. Contudo, tendo em conta as “fortes perspetivas de crescimento”, decidiu investir num complexo que tenha a capacidade de ser evolutivo e que permita que sejam acrescentados módulos conforme as necessidades da operação.
“Sendo um edifício completamente novo, queremos também que esteja preparado para o futuro. Mais do que um armazém, queremos construir um edifício que seja uma casa para todos e ao mesmo tempo que seja autossuficiente do ponto de vista energético”, sustenta.
Este novo complexo irá alavancar aquela que é uma aposta forte da Topbrands: a internacionalização. “Acreditamos que a internacionalização será um dos veículos do nosso crescimento e para isso este edifício é fundamental”, sublinha o general manager.
Angola foi o primeiro mercado externo: “Costumo dizer que não somos nós que escolhemos os mercados, mas, sim, os mercados que nos acabam por escolher. Temos um foco muito grande em criar produtos de elevada qualidade a preços competitivos. Com o portefólio existente, estamos em constante apresentação a players internacionais e no caso de Angola acabou por ser o primeiro a fechar alguns negócios”, enquadra.
Em curso estão negociações com vários países: Polónia, Espanha, Itália, França, Marrocos e México com contatos mais desenvolvidos, mas também há propostas enviadas e alguns contatos iniciais com outras geografias.
A médio e longo prazo a ambição da Topbrands é ser uma referência nos mercados europeus: “Pretendemos continuar a desenvolver bons produtos e a investir na relação qualidade/preço, de forma a satisfazer as necessidades dos consumidores”, conclui João Saramago Tavares.