A Uber, já conhecida por, principalmente, ter revolucionado o transporte de passageiros em muitos dos países do mundo, parece ter como objetivo revolucionar também o transporte de mercadorias. A plataforma denominada Uber Freight é uma solução completamente digital (como não poderia deixar de ser) e que conecta expedidores diretamente aos transportadores. 

Vamos analisar alguns números conhecidos já na Europa. No seu mais recente relatório sobre os dados da Europa, a Uber Freight anuncia que tem tido um crescimento de 100% a cada ano, atingindo já mais de 200 milhões de euros em FUM (Freight Under Management), e tem como estimativa chegar aos 2 mil milhões já em 2028. Tendo em conta esta estimativa é de prever um grande compromisso com o mercado europeu. 

A  Uber Freight, que na Europa foi adquirida por uma empresa alemã, Sennder, atualmente opera principalmente nos mercado dos Países Baixos, Alemanha e Polónia, mas que parece, claramente, que vai apostar muito rapidamente em aumentar a sua presença em novos mercados. Então, estes são os desafios e as oportunidades que podemos esperar para os transitários tradicionais: 

  1. Digitalização: A plataforma totalmente digital da Uber Freight tenderá a forçar os transitários tradicionais a acelerarem sua transformação digital e tecnológica;
  2. Transparência: Uma maior transparência, como a visibilidade em tempo real das cargas, pode pressionar os transitários a oferecerem serviços similares;
  3. Preços dinâmicos: Os algoritmos da Uber Freight para definição de preços em tempo real podem desafiar o modelo de tradicional de cotações dos transitários;
  4. Eficiência operacional: Com a digitalização, por norma, vem uma maior automatização de processos, e que significa a redução custos, o que também pode exigir que os transitários tradicionais otimizem suas operações para continuarem a ser competitivos.
  5. Relacionamento direto: Este será um dos pontos mais sensíveis porque, uma vez que a plataforma facilita a conexão direta entre expedidores e transportadoras, poderá existir uma tendência em que não haja mais intermediários.

Em jeito de conclusão, a Uber Freight, tendo como a sua empresa mãe a Uber Technologies, vai continuar a investir em inovação e em novas ferramentas. Recentemente anunciou a integração da Uber Freight com outra plataforma do seu ecossistema, a Uber Direct, que tenta oferecer serviços de entrega mais rápidas. Também é conhecido que fez novas melhorias no sistema de gestão de transportes (TMS), bem como, na ferramenta de procurement, o Uber Freight Exchange. É conhecido também o testemunho da empresa McBride PLC, um dos principais fabricantes europeus de marcas próprias e produtos domésticos, que elogia a Uber Freight por transformar as suas operações logísticas, permitindo uma maior eficiência no planeamento das duas encomendas.  

Não há muitas dúvidas de que os transitários terão que se adaptar, provavelmente, ainda mais rápido do que aquilo que poderiam esperar, e que o futuro deste setor passa, sem dúvida, por uma maior digitalização, eficiência e transparência. 

Fábio Pacheco, fundador da ProperInn