A Austrália, o Reino Unido e os Estados Unidos assinaram um Memorando de Entendimento que estabelece uma nova colaboração trilateral, que reforçará a cooperação estratégica e abordará os riscos para cadeias de abastecimento críticas.
O Memorando de Entendimento inclui a criação do Grupo de Cooperação para a Resiliência da Cadeia de Abastecimento Austrália-Reino Unido-Estados Unidos para cooperar na partilha de dados e na ação conjunta para reforçar a resiliência nas cadeias de abastecimento prioritárias, melhorando a capacidade mútua de identificar e enfrentar riscos, ameaças e perturbações nas cadeias de abastecimento críticas.
O grupo desenvolverá um piloto de alerta precoce, centrado na cadeia de abastecimento das telecomunicações, essencial para as economias globais e digitalizadas. Ao identificar e monitorizar os riscos de perturbação da cadeia de abastecimento das telecomunicações, este projeto-piloto reforçará o conhecimento dos três países sobre as vulnerabilidades, o carácter crítico e os riscos residuais.
O reforço das cadeias de abastecimento críticas é vital para garantir a estabilidade e a resiliência e este acordo significa um aprofundamento da importante e histórica relação entre Reino Unido, os EUA e a Austrália e reforça o empenhamento mútuo na resolução dos atuais desafios da cadeia de abastecimento.