Na sua primeira participação nos EIPM-Peter Kraljic Awards, a Rovensa foi galardoada com o prémio “Value Creation: Internal Change Leader” durante a 14ª edição dos prémios. Patrícia Roxo, head of global procurement da empresa, revelou-nos os projetos que têm em curso e que os ajudou a conquistar esta distinção.

A edição de 2023 ocorreu em março deste ano, em Paris, e tal como nas edições anteriores, procurou condecorar os melhores projetos e práticas ao nível do procurement e compras. A responsável conta que “sermos premiados, primeiro nacional e depois internacionalmente, enche-nos de orgulho, trouxe uma motivação e reconhecimento extras à equipa e reforçou a nossa posição dentro da organização”.

A conquista do prémio “Value Creation: Internal Change Leader” teve por base vários projetos. Como forma de contexto, a profissional explica que o Grupo Rovensa adquiriu 10 empresas nos últimos 7 anos, sendo que cada uma tinha a sua organização, metodologia e ferramentas de gestão.

“Nos últimos 4 anos temos vindo a implementar o mesmo ERP em todas as organizações rollouts SAP a cada 6 meses”, avança Patrícia Roxo, “esta unificação de ferramentas não obstante o facto de nos permitir adotar um modelo de gestão de compras (P2P) único, com processos similares, mas flexíveis, trouxe também alguma resistência à mudança, e a uma disponibilidade para ensinar e aprender novas formas e métodos de trabalho”. Embora sinta que esta não é uma ferramenta fácil para o utilizador final, considera-a “uma ferramenta maravilhosa para a gestão”.

“Foram 4 anos cruciais e de vital importância para os alicerces do departamento. Desenhar tudo desde a raiz, constituir e formar equipa, treinar pessoas, desenhar e implementar processos, fazer rollouts em várias geografias”, recorda a responsável, “este prémio reflete a nossa forma de estar na função e na organização. Como o nome do prémio indica, e segundo apontou o júri do prémio, o procurement da Rovensa cria valor na organização e é considerado um agente de mudança dentro da empresa”.

Com vários projetos em curso, a Rovensa tem conseguido mitigar vários desafios. A gestão da mudança interna para as políticas do grupo, ao nível das aquisições e transparência nos processos, é uma realidade e uma preocupação da empresa.

“Todos os dias há cenários novos e situações que tentamos prever e mitigar, mas nem sempre é possível com a antecipação desejada”, admite. Situações como a pandemia de COVID-19, guerras, tecnologia e alteração de políticas e de estratégias dos fornecedores para conseguirem dar resposta a exigências do mercado, nos mais diversos setores, “fazem com que o foco esteja na sustentabilidade do negócio, e não falo apenas de ambiente, mas também de pessoas, de economia. E aqui a área de Compras e de supply dentro das empresas desempenha um papel crucial”, defende.

Atualmente, a equipa é composta por nove pessoas no departamento, estando apenas cinco com ação direta sobre as compras, localizadas em Portugal e Espanha. “A equipa é pequena para uma organização tão grande e diversificada, quer no seu negócio e áreas de atuação, quer na dispersão geográfica”, explica Patrícia Roxo, mas “as pessoas fazem mesmo toda a diferença no sucesso das organizações, e receber esta distinção veio reforçar e reconhecer o valor delas, e do que fazem de forma mais visível. Somos Abelhas, não moscas”, conclui.

Poderá ler o artigo completo na edição #55 da revista SCMedia News, disponível brevemente.