A LASO concluiu o transporte de duas pontes de 50 metros, fabricadas pela Martifer – Construções Metalomecânicas, S.A., até ao Roterdão, através do Porto de Aveiro.
O transporte foi realizado no início de agosto e envolveu o transporte rodoviário desde Oliveira dos Frades até ao Porto de Aveiro, e marítimo até ao Porto de Roterdão. Devido às dimensões das estruturas, o transporte requereu a utilização de um Tower Adapter, um equipamento que permite o ajuste hidráulico à largura das mercadorias que transporta, facilitando a execução de manobras mais complexas.
Ao nível dos desafios, a LASO destacou que, devido às dimensões e peso das pontes, foi necessário um planeamento detalhado e rigoroso, de modo a evitar obstáculos, minimizando o risco. “As estradas foram preparadas para garantir a passagem segura das estruturas, envolvendo a coordenação com autoridades locais para assegurar uma operação fluida”, explica a empresa em comunicado.
Para além disso, a gestão do tempo foi crucial para o sucesso da operação, pela necessidade de ser realizado em horário noturno, de modo a evitar o congestionamento das vias, garantindo ao mesmo tempo que as operações portuárias não fossem interrompidas. A LASO destaca ainda que a segurança foi a prioridade máxima ao longo da operação, de modo a proteger não só as pontes e os colaboradores envolvidos, mas também o público em geral.
“Este transporte reafirma a capacidade da LASO em enfrentar e superar desafios logísticos de grande escala. Esta parceria com a Martifer é um testemunho da confiança que uma das principais empresas industriais deposita na LASO para a realização de operações de alta complexidade”, comenta o gestor de tráfego deste projeto.