Os retalhistas Auchan, Intermarché e Casino criaram uma central de compras, a Aura Retail, composta por cinco estruturas operacionais, duas delas fora de França. Portugal será um dos países que beneficiará desta aliança.

O objetivo é capitalizar as forças e complementaridades dos três grupos, de modo a reforçar o seu peso nas negociações comerciais com os fabricantes.

Em comunicado conjunto, nota-se ainda que a Aura Retail oferecerá oportunidades adicionais de desenvolvimento e de inovação a industriais de que os três retalhistas são parceiros de longa data.

Para as compras alimentares, a nova estrutura disporá de três centrais de compras geridas pelo Intermarché. Assim, a Aura Retail Achats Alimentaires operará as sinergias com cerca de 200 industriais, enquanto a Aura Retail International Foods Services negociará com as multinacionais, com sinergias que se estendem a Portugal, mas também a Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Polónia, Roménia e Hungria. Já a Aura Retail Private Label permitirá aos fabricantes alimentares europeus que comercializam as marcas da distribuição “beneficiar de acesso aos mercados mais eficientes” por via de ofertas comuns aos três grupos.

No que toca às compras não alimentares, serão lideradas pela Auchan. A Aura Retail Achats Non Alimentaires terá como foco a proposta de sinergias aos 100 maiores fabricantes de marcas nacionais não alimentares. A Aura Retail International Non-Food Services comercializará a prestação de serviços internacionais junto das multinacionais. No que toca às marcas da distribuição não alimentares, os três grupos massificarão as suas compras através da OIA – Organização Intergrupo de Compras, já existente como filial da Auchan.

O comunicado adianta que a Aura Retail vai juntar-se às centrais de compras europeias Epic e Everest, a fim de negociar as melhores condições tarifárias junto dos principais industriais de produtos de grande consumo.