É no dia 10 de outubro, no Hotel Vila Galé Sintra, que acontece mais uma edição da PROCUREMENT Conferência. “Estratégias de procurement na era da transformação digital: inovação, sustentabilidade e eficiência” é o tema de fundo do encontro e o ponto de partida para um dia com debates, casos práticos, networking e até uma “gelotóloga”, especialista em gargalhadorismo.

 

O pontapé de saída será dado por Joaquim Oliveira, partner da Deloitte, com a apresentação doCPO Survey – Insights, challenges and trends in procurement”, que vem partilhar com os profissionais de compras e procurement os números e ideias-chave do survey de 2023, levado a cabo pela consultora junto de Chief Procurement Officers.

Como podem os líderes adaptar-se a um ambiente em constante mudança? Qual o impacto das novas tecnologias no procurement? Qual a importância de construir relações sólidas com fornecedores e outras partes interessadas? Estas serão algumas das questões para as quais Marcela de Castro, Professora adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal enquanto moderadora da conversa, com a ajuda de profissionais como Andrea Nunes, Country General Manager do Grupo Constant e Dinora Guerreiro, Procurement Business Area Manager da VW Autoeuropa vão procurar respostas no painel-debate “Procurement Insights: Os desafios de quem lidera”.

A digitalização está na ordem do dia, mas a gestão de riscos na cadeia de abastecimento também e, por isso, Luís Teixeira, Risk & Broking Sales Leader na WTW vai estar na PROCUREMENT Conferência para falar sobre “Monitorização dos riscos de Supply Chain na era digital”.

João Saramago Tavares, General Manager da TopBrands vem falar sobre procurement, sourcing e marcas próprias. No fundo, falar sobre aquilo que a Topbrands faz e muito bem. A empresa, portuguesa, busca constantemente pelos melhores produtos e que, em simultâneo, cumpram os critérios estabelecidos, tanto ao nível de boas práticas produtivas, como ambientais. O retalho é o destino desses produtos e entre os clientes da empresa estão as principais cadeias nacionais de retalho alimentar, com a Topbrands a prever que, em 2024, as entregas representarão cerca de 400 camiões completos.

Em consonância com o tema geral da conferência, Tiago Conde, Coordenador de Soluções de Gestão de Risco, Compliance e ESG da InformaDB vai levar os participantes em sala numa viagem e o destino é “A nova era do Procurement: transformação digital, o novo paradigma do risco e sustentabilidade”.

Especial e diferente será também o momento “EQUIPA, esse super poder”. Convidámos uma equipa de procurement a trazer à conferência a sua perspetiva sobre o dia-a-dia da profissão, os desafios e o papel do trabalho conjunto para o êxito da missão a que se propõem. Um momento que desejavelmente irá criar diferentes interações entre quem está no palco e na plateia.

No início da tarde, as compras públicas também têm espaço na agenda e caberá a Sandra Tavares Magalhães da Miranda & Associados falar sobre “Compras públicas ambientalmente sustentáveis”.

A tecnologia marca a tarde, primeiro pela mão de André Doria, CEO & Co-founder da Value Negotiation Technologies que vem partilhar algumas ideias sobre “Tecnologia win-win ao serviço da transparência, rapidez e criação de valor com a VN Tech” e depois “Um caso de sucesso de transformação digital na área de procurement e logística” que será trazido por Pedro Coutinho, Cegid Business Unit Manager da Pontual Software Solutions.

O ambiente estará então propício a que Abbadhia Vieira suba ao palco. A Abbadhia é gelotóloga, portanto, especialista em quebrar o gelo e também em desmistificar alguns mitos do mundo empresarial e nesta edição da PROCUREMENT Conferência vai ajudar os profissionais de compras e procurement a compreenderem a importância do Gargalhadorismo. Sim, porque como a própria diz: ser produtivo não é sinónimo de ser chato.

A fechar o dia, o professor Pedro Silva Caldeira irá conversar com Vitor Ribeiro Gomes, Owner & CEO da Pendular; 
Sandra Martins, Head of procurement na Groupe GM Cosmética Portugal, Ricardo Dias Ferreira, Head of Procurement da Aviludo e Ricardo Pereira, Chief Procurement Officer na Samsic Portugal Facility Services sobre “Estratégias de Procurement na Era da Transformação Digital: Inovação, Sustentabilidade e Eficiência”.

Antes do encerramento e notas finais haverá um sorteio promovido pela WTA Atlântida Viagens, parceira da PROCUREMENT Conferência e que envolverá todos os profissionais presentes na sala.

O dia 10 de outubro promete ser o momento para descobrir como é que as organizações líderes estão a preparar-se para novos desafios, ficar a par de projetos e casos práticos que privilegiam as melhores práticas e tirar partido de múltiplas oportunidades de partilha de informação, reflexão e networking em diferentes momentos do dia e em conjunto com os seus pares.

A conferência é organizada pela Supply Chain Magazine e encontra todos os detalhes AQUI.