Os desafios da distribuição farmacêutica estarão em foco na 9.ª conferência anual de Supply Chain do GIRP – European Healthcare Distribution Association. Lisboa é a cidade anfitriã do evento, que decorre a 14 e 15 de outubro.
Durante dois dias, empresas da distribuição farmacêutica europeia, instituições internacionais e especialistas reúnem-se num fórum que se propõe debater temas como a escassez de medicamentos e o abastecimento contínuo, a estratégia europeia para a constituição de reservas de medicamentos, a inovação, a otimização das emissões de carbono e as principais tendências que marcam o futuro do setor.
Entre os oradores estarão o diretor-geral do GIRP, Kasper Ernest; o presidente do INFARMED, Rui Santos Ivo: o presidente da ADIFA, Nuno Flora, a responsável pela área de Abastecimento e Disponibilidade de Medicamentos e Dispositivos Médicos na Agência Europeia de Medicamentos (EMA), Mónica Dias; Anne Simon, da Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias da Comissão Europeia; e Valérie Paris, economista e analista de políticas de saúde da OCDE.
O GIRP representa associações nacionais e empresas de 33 países, totalizando mais de 750 distribuidores farmacêuticos. Dele faz parte a ADIFA – Associação de Distribuidores Farmacêutica, que congrega seis distribuidores farmacêuticos de serviço completo, que representam 94% da quota de mercado em Portugal.