Em contagem decrescente para mais uma edição da PROCUREMENT Conferência – 10 de outubro, no Hotel Vila Galé Sintra – confira os temas em discussão, os oradores, as empresas envolvidas e, se ainda não o fez, este é o momento de se inscrever e vir debater com os seus pares algumas das “Estratégias de procurement na era da transformação digital” que estão a moldar o futuro da atividade e da profissão. É já para a semana.

 

Na sequência da pandemia da COVID-19 e dos níveis de disrupção sem precedentes na cadeia de abastecimento, bem como da necessidade crescente do procurement conseguir crescimento, mitigar a inflação/risco e gerar níveis significativos de valor, os holofotes viraram-se para os Chief Procurement Officers (CPO). Há muito que a Deloitte acompanha e ausculta os CPO, as suas necessidades, as suas perceções, a evolução da função no seio das organizações com o seu Global CPO Survey e, por isso, Joaquim Oliveira, partner da Deloitte, vem à PROCUREMENT Conferência partilhar com os profissionais de compras e procurement os números e ideias-chave do survey de 2023, levado a cabo pela consultora. CPO Survey – Insights, challenges and trends in procurement” é o título da sua apresentação.

A Inteligência Artificial não foi esquecida e é disso mesmo que José Oliveira, Vice president Product & Technology da Efficio vem falar, numa intervenção muito focada no papel que algumas soluções emergentes de IA podem desempenhar, alavancando a eficiência do procurement e da supply chain.
Mas, como podem os líderes adaptar-se a um ambiente em constante mudança? Qual o impacto das novas tecnologias no procurement? Qual a importância de construir relações sólidas com fornecedores e outras partes interessadas? Estas serão algumas das questões para as quais Marcela de Castro, Professora adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal enquanto moderadora da conversa, com a ajuda de profissionais como Andrea Nunes, Country General Manager do Grupo Constant, Dinora Guerreiro, Procurement Business Area Manager da VW Autoeuropa e Vanda Veríssimo, Diretora de Compras & Logística na  Amorim Luxury Group vão procurar respostas no painel-debate “Procurement Insights: Os desafios de quem lidera”.

A digitalização está na ordem do dia de mãos dadas com a gestão de riscos na cadeia de abastecimento e, por isso, Luís Teixeira, Risk & Broking Sales Leader na WTW vai abordar na sua intervenção a questão da “Monitorização dos riscos de Supply Chain na era digital”.
Ainda durante a manhã haverá oportunidade para falar sobre procurement, sourcing e marcas próprias. Para isso convidámos João Saramago Tavares, General Manager da TopBrands. A empresa, portuguesa, busca constantemente pelos melhores produtos e que, em simultâneo, cumpram os critérios estabelecidos, tanto ao nível de boas práticas produtivas, como ambientais. O retalho é o destino destes produtos e entre os clientes da TopBrands estão as principais cadeias nacionais de retalho, com a Topbrands a prever que, em 2024, as entregas representarão cerca de 400 camiões completos.

As soluções P2P (Purchase to Pay) também merecerão destaque no dia 10 até porque, sem entrarmos em grande detalhe, trazem pelo menos três benefícios: eficiência operacional, graças à redução do tempo gasto em processos manuais e melhoria na eficiência dos fluxos de trabalho; transparência e controlo ao possibilitarem maior visibilidade sobre as despesas e contratos, permitindo uma melhor gestão financeira e redução de custos, devido à identificação de oportunidades de poupança através da análise de dados e negociação com fornecedores. Romeu Klug, Sales Manager da Devlop estará no palco da PROCUREMENT Conferência para detalhar os benefícios e ganhos que se pode alcançar com este tipo de solução tecnológica.

Em consonância com o tema geral da conferência, Tiago Conde, Coordenador de Soluções de Gestão de Risco, Compliance e ESG da InformaDB vai levar os participantes em sala numa viagem e o destino é “A nova era do Procurement: transformação digital, o novo paradigma do risco e sustentabilidade”.

Especial e diferente será também o momento “EQUIPA, esse super poder”. Convidámos uma equipa de procurement a trazer à conferência a sua perspetiva sobre o dia-a-dia da profissão, os desafios e o papel do trabalho conjunto para o êxito da missão a que se propõem. Um momento que desejavelmente irá criar diferentes interações entre quem está no palco e na plateia.

No início da tarde, as compras públicas também têm espaço na agenda e caberá a Sandra Tavares Magalhães da Miranda & Associados falar sobre “Compras públicas ambientalmente sustentáveis”.

A tecnologia marca a tarde, primeiro pela mão de André Doria, CEO & Co-founder da Value Negotiation Technologies que vem partilhar algumas ideias sobre “Tecnologia win-win ao serviço da transparência, rapidez e criação de valor com a VN Tech” e depois “Um caso de sucesso de transformação digital na área de procurement e logística” que será trazido por Pedro Coutinho, Cegid Business Unit Manager da Pontual Software Solutions e Hugo Esteves da GeometrikTarget.

O ambiente estará então propício a que Abbadhia Vieira suba ao palco. A Abbadhia é gelotóloga, portanto, especialista em quebrar o gelo e também em desmistificar alguns mitos do mundo empresarial e nesta edição da PROCUREMENT Conferência vai ajudar os profissionais de compras e procurement a compreenderem a importância do Humor Corporativo, nomeadamente o seu impacto no desenvolvimento sustentável. Provavelmente, depois da sua passagem pelo palco da PROCUREMENT Conferência vamos concluir que ser produtivo não é sinónimo de ser chato.

A fechar o dia, o professor Pedro Silva Caldeira irá conversar com Vitor Ribeiro Gomes, Owner & CEO da Pendular; Sandra Martins, Head of procurement na Groupe GM Cosmética Portugal, Ricardo Dias Ferreira, Head of Procurement da Aviludo e Ricardo Pereira, Chief Procurement Officer na Samsic Portugal Facility Services sobre “Estratégias de Procurement na Era da Transformação Digital: Inovação, Sustentabilidade e Eficiência”, ou seja, o tema da própria conferência.

Antes do encerramento haverá um sorteio promovido pela WTA Atlântida Viagens, parceira da PROCUREMENT Conferência e que envolverá todos os profissionais presentes na sala.

A conferência é organizada pela Supply Chain Magazine e encontra todos os detalhes AQUI.