O operador de transporte tecnológico Trucksters, focado na otimização de camiões de longo curso, selecionou a Cepsa para abastecer os seus veículos com gasóleo 100% renovável (HVO). Este combustível será utilizado no serviço de trânsito rodoviário de mercadorias nas várias rotas da DHL que ligam o Norte de Espanha à Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Polónia. 

Através desta parceria, as empresas pretendem promover a descarbonização do transporte rodoviário de longa distância na Europa, com uma rede de abastecimento que dá resposta às necessidades das rotas internacionais da Trucksters.

“Esta aliança com a Cepsa e a DHL reafirma o nosso compromisso com a sustentabilidade no transporte rodoviário, prestando sempre o melhor serviço aos nossos clientes. Na Trucksters lutamos, todos os dias, para implementar uma verdadeira mudança no setor e, graças ao grande espírito inovador da DHL, conseguimos avançar em conjunto com este projeto, estabelecendo uma base sólida para construir o futuro sustentável de que a Europa necessita”, afirma Álvaro Guerreiro, diretor comercial internacional da Trucksters.

A Cepsa produz este HVO no seu Parque Energético de La Rábida, em Huelva, a partir de óleos alimentares usados. Trata-se de um biocombustível de segunda geração que, para além de reduzir as emissões de CO2 sem ser necessário efetuar alterações nos veículos, promove também a economia circular.

Cedric Vigneau, diretor de frotas e CRT (Commercial Road Transport) da Cepsa, indica que têm como objetivo ajudar os clientes a descarbonizar para alcançar uma mobilidade sustentável. “Para o efeito oferecemos-lhes diferentes soluções adaptadas às suas necessidades. Uma das alternativas mais imediatas é o HVO, um biocombustível que produzimos nas nossas instalações a partir de óleos alimentares usados, que consegue reduzir as emissões de CO2 até 90% ao longo do seu ciclo de vida, em comparação com os combustíveis tradicionais e sem fazer qualquer alteração nos atuais motores a diesel.”

Por sua vez, Rubén Gavela, CEO da DHL Freight Iberia, refere que “investir na logística verde é uma necessidade incontornável no mercado, e uma vantagem competitiva à medida que este tipo de soluções de transporte se torna uma prioridade para os nossos clientes”.