Nos dias 30 e 31 de outubro, o Porto de Leixões irá acolher o XV Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP), no Auditório Infante D. Henrique, em Leça da Palmeira.

Esta edição terá como tema “Os três C’s da criação de valor no espaço da Lusofonia – Cooperação, Conectividade, e Capacitação”, e reunirá representantes de portos de países lusófonos, especialistas, autoridades e profissionais do setor portuário, que irão debater temas relevantes como “Cooperação no Espaço da Lusofonia”, “Conectividade e Investimentos em Infraestruturas”, “O Novo Marco Legal dos Portos do Brasil”, “O Ensino Superior e o Setor Marítimo-Portuário”, “Capacitação e Cibersegurança”, ou “Ponto de situação dos Grupos de Trabalho da APLOP”.

Ao receber esta edição do congresso, a APDL destaca estar “empenhada em contribuir para o desenvolvimento sustentável e a inovação no setor portuário, e a nossa participação neste congresso representa uma oportunidade única para fortalecer os laços entre os portos de língua portuguesa”.

Em representação dos países PALOP encontram-se Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Marrocos, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O congresso irá ser realizado em formato híbrido, existindo a possibilidade de optar pelo acesso presencial ou online, sendo as inscrições gratuitas, mas obrigatórias. Poderá obter mais informações relativamente ao evento através do website do XV Congresso da APLOP.