Durante o terceiro trimestre deste ano, o Porto de Aveiro alcançou uma movimentação recorde de componentes eólicos, tanto onshore como offshore. O marco registado evidencia a crescente importância do porto na cadeia logística associada ao setor das energias renováveis, em particular no transporte de componentes de alto valor acrescentado.
No período em análise, um total de 41 navios atracaram no Porto de Aveiro para carregar esta tipologia de carga, representando um aumento de 32 navios em comparação com o período homólogo do ano anterior. Durante este trimestre, foram carregadas 241 pás eólicas e 225 torres em 36 navios, contribuindo para este feito histórico.
O cais privativo da CSWind, empresa especializada na produção de torres eólicas offshore, também foi fundamental no resultado alcançado. Durante este período, registou-se a escala de seis navios naquele cais, em contraste com o mesmo período do ano anterior, em que não houve ali qualquer escala de navios.
Em termos de destinos, a carga movimentada foi maioritariamente para mercados europeus, com especial destaque para o norte da Europa, mas também para os Estados Unidos e China.
“Este resultado evidencia a posição estratégica do Porto de Aveiro no mercado da movimentação de componentes para a energia eólica, consolidando a sua relevância para o cluster de energias renováveis presente no seu hinterland, bem como o seu posicionamento no quadro da transição energética à escala global”, salienta um comunicado da administração portuária.