A Calzados FAL, empresa espanhola de produção de calçado de segurança e casual outdoor, fabricante da conhecida marca espanhola CHIRUCA, investiu em três sistemas Mini-Load da VRC Warehouse Technologies no intuito de garantir maior eficiência nas suas operações logísticas. Um exemplo que ilustra como a tecnologia pode transformar a logística de uma empresa.
Considerando as especificidades da indústria do calçado, a VRC desenvolveu uma solução à medida, de forma a responder às necessidades logísticas e objetivos estratégicos de negócio da FAL. Com 19 metros de altura, os três sistemas Mini-Load que a VRC vai implementar na FAL permitem manipular diretamente as caixas de cartão originais, sem recorrer à utilização de contentores plásticos, otimizando assim o espaço de armazenamento disponível. Além de favorecerem a utilização do espaço vertical, os sistemas Mini-Load conectam-se diretamente às linhas de produção da FAL, funcionando como o “pulmão” da sua logística interna, armazenando e organizando caixas de sapatos de diferentes tamanhos até que sejam requisitadas para envio.
Além disso, os túneis RFID integrados nas linhas de produção garantem a rastreabilidade dos produtos, e a prevenção de erros em tempo real. Esta funcionalidade, aliada à manipulação direta de caixas originais, foram fatores determinantes para a FAL no momento de escolher a solução apresentada pela VRC Warehouse Technologies, em detrimento de outras, como os sistemas de robôs móveis.
Quando requeridos, os produtos são preparados em segundos pelos transelevadores de alto rendimento e transportados através do sistema de conveyors para as estações de picking, onde são preparados para a expedição.
Esta implementação demonstra o compromisso da FAL com a inovação e procura de soluções mais eficientes e benéficas para o negócio: “com esta implementação, a FAL reafirma o seu papel de liderança no setor do calçado de segurança e casual outdoor, adotando uma solução inovadora que lhe permite estar na vanguarda da tecnologia e da eficiência operacional em armazéns”, salienta o fornecedor de soluções logísticas num comunicado enviado às redações.