O Município de Loures foi distinguido pelo seu Sistema de Compras Sustentáveis. O presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, explicou à SCM quais as práticas do município, a sua importância, e o que significa esta distinção. 

“A noção de sustentabilidade tem implícito o imperativo de garantir a disponibilidade dos recursos do planeta para as gerações futuras, por meio de uma gestão que contemple a proteção ambiental, a justiça social e o desenvolvimento económico das sociedades. Não basta reduzir a pressão sobre os recursos naturais. Há que garantir igualdade de oportunidades a todos os cidadãos e a prosperidade dos setores produtivos para que as nações se desenvolvam em equilíbrio hoje, e no futuro”, começou por indicar Ricardo Leão.

Considerando esta visão, o município de Loures tem vindo a adotar políticas e a realizar ações que estão alinhados com as estratégias internacionais e nacionais, no âmbito do desenvolvimento sustentável nas mais diversas áreas.

Uma das áreas fundamentais para esta temática é a da contratação pública, destacada pelo responsável pelo seu volume de negócios, que tem o poder de dinamizar o próprio mercado para uma produção mais sustentável, bem como de influenciar o comportamento das empresas e das pessoas. Além disso, contribui “ativamente” para a proteção do ambiente e do desenvolvimento da sociedade no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Assim, o município de Loures tem vindo, ao longo dos anos, a desenvolver procedimentos de contratação pública em que a sustentabilidade é uma realidade. “Com a implementação do sistema de gestão de compras sustentáveis, passámos a trabalhar sobre essas experiências já desenvolvidas no passado, mas otimizando e normalizando práticas internas, visando adquirir melhor, e de forma mais sustentável, contribuindo para um melhor ambiente, maior responsabilidade social, e fomentando a inovação”, explica o presidente.

O sistema de gestão de compras sustentáveis do município de Loures engloba um conjunto de fases, em que constam várias políticas, manuais, processos, documentos, códigos de conduta para fornecedores e empreiteiros, sistemas de informação, e outros instrumentos de apoio ao planeamento, análise, execução, monitorização, avaliação e melhoria do próprio sistema. O objetivo passa pela satisfação global das diferentes partes interessadas, bem como a excelência do munícipio de Loures nas áreas de desenvolvimento sustentável ao nível da contratação pública, segundo o responsável.

“A obtenção do certificado para o município de Loures é motivo de enorme satisfação e orgulho, mas implica uma responsabilidade acrescida do município pela diferenciação obtida, alinhando-a com as expectativas da sociedade, passando uma mensagem de esperança para as gerações futuras”, reflete Ricardo Leão.

Para o futuro, o município de Loures pretende continuar a promover a sustentabilidade nos procedimentos de contratação pública de bens, serviços e empreitadas. “Temos o objetivo de percorrer o caminho necessário para criar um mundo melhor, no entendimento profundo que todos temos responsabilidades na sua preservação”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Loures.