Segundo os dados da International Air Transport Association (IATA), em setembro o mercado da carga aérea continua a apresentar um forte crescimento ao nível da procura, pelo 14º mês consecutivo. Em toneladas de carga por quilómetro (CTK), o aumento foi de 9,4% (10,5% em operações internacionais), quando comparado com setembro de 2023.

A capacidade de toneladas de carga disponível por quilómetro (ACTK), aumentou 6,4% (8,1% em operações internacionais) face ao período homólogo. De acordo com a IATA, este crescimento esteve em grande parte relacionado com o crescimento da capacidade internacional, que aumentou em 10,3%, aumentando a tendência de crescimento anual da capacidade em dois dígitos por 41 meses consecutivos.

Willie Walsh, diretor geral da IATA, defende ainda que “o desempenho de setembro trouxe boas notícias contínuas para os mercados de carga aérea. Com um crescimento anual de 9,4%, os volumes de carga continuaram a marcar máximos históricos para a procura. Os rendimentos também estão a melhorar, subindo 11,7% em relação a 2023 e 50% acima dos níveis de 2019. Tudo isso aponta para um final forte para este ano”.

As principais rotas a nível global são a Ásia-América do Norte (25% da quota), Europa-Ásia (19,4% da quota) e América do Norte-Europa (14,3% da quota), tendo apresentado crescimentos de 7,6%, 11,8% e 3,8%, respetivamente. Os maiores crescimentos foram, no entanto entre a Europa (+18,0%), Médio Oriente-Europa (15,6%) e Médio-Oriente-Ásia (13,9%).