A Dachser acaba de abrir no Porto um hub tecnológico, com capacidade para acolher 100 especialistas. Será o segundo maior polo de inovação digital da empresa, depois do de Kempten, na Alemanha.

Em comunicado publicado no site corporativo, o operador logístico dá conta de que a equipa inicial é pequena, mas o objetivo é que cresça gradualmente, estando prevista a mudança de instalações no segundo trimestre de 2025. No final de 2026, deverá acolher uma centena de profissionais.

Atualmente, a Dachser possui hubs tecnológicos na Alemanha, em França e em Espanha, em Hong Kong e nos Estados Unidos. Neles trabalham cerca de 750 especialistas, focados no desenvolvimento e na otimização dos sistemas core da empresa no que respeita ao transporte e à gestão de armazéns.

No mesmo comunicado, destaca-se que o novo hub no Porto desempenhará um papel central no desenvolvimento de soluções digitais inovadores para otimizar os serviços logísticos da empresa.

“Com o hub em Portugal, vamos reforçar as nossas capacidades digitais e apoiar o crescimento da empresa. Para alcançarmos o nosso objetivo de sermos o maior fornecedor global de logística integrada temos também de ser o fornecedor logístico mais digitalizado”, sublinha o chief development officer, Stefan Hohm.

Sobre a escolha do Porto, o Corporate Director IT, Ralf Morawietz, comenta que a cidade possui diversas vantagens competitivas, nomeadamente o seu ambiente internacional muito orientado para a tecnologia. Além disso, está próxima de várias universidades.

Presente em Portugal desde 1999, a Dachser emprega cerca de 200 pessoas nas suas seis localizações no país.