A Primark publicou o seu Relatório de Progresso sobre Ética e Sustentabilidade, no qual revela como a marca está a implementar os seus compromissos de sustentabilidade, e qual o impacto real.

Nos últimos 12 meses, 66% das roupas vendidas pela Primark foram produzidas com materiais reciclados ou de origem mais sustentável. Além disso, a marca também reduziu os resíduos têxteis através da produção de mais roupas que são recicláveis no fim da sua vida útil. Além disso, este ano, a Primark concentrou-se em aumentar o volume das roupas concebidas através do design circular em determinadas categorias, e continuou a integrar as diretrizes de produto sobre circularidade através da formação de colegas e fornecedores.

No que diz respeito à redução das emissões de carbono na sua cadeia de valor, a empresa diminuiu em 21%, este ano, as emissões de Scope 1 e 2, em comparação com 2023. Esta redução foi alcançada através de medidas de eficiência energética nas suas lojas e da aquisição de eletricidade renovável e baixa em carbono. A Primark alcançou uma redução de 1,9% nas emissões totais de carbono em toda a sua cadeia de valor desde 2019, o ano de referência, e uma diminuição de 11,6% desde o ano passado.

Há um trabalho contínuo da empresa em investir em programas de eficiência da equipa e das fábricas dos seus fornecedores, com o objetivo de apoiar a redução das emissões GEE através de formação específica, melhoria de competências e projetos de poupança de energia. Lançou também uma nova métrica de desempenho que exige que os seus 100 principais fornecedores estabeleçam objetivos de redução das emissões de GEE nos níveis 1 e 2 das suas cadeias de abastecimento.

Uma vez que o algodão é a fibra mais utilizada na roupa da marca, o desenvolvimento do Projeto de Algodão da Primark, e a formação dos dos produtores de algodão em práticas agrícolas mais regenerativas é um objetivo permanente. Este ano, cerca de 3.000 agricultores concluíram um projeto-piloto na Índia, no Bangladesh e no Paquistão, no qual receberam formação sobre como utilizar alternativas biológicas aos fertilizantes químicos, e como introduzir culturas de cobertura que protegem o solo e criam novos fluxos de rendimento.

A nível do transporte dos produtos, a Primark começou a introduzir alternativas ao combustível fóssil. Através de uma parceria com a Maersk, tem vindo a ser utilizado biocombustível no transporte, que emite anualmente cerca de 40% menos emissões de GEE do que o combustível tradicional.