A China Railway acaba de realizar o primeiro transporte experimental em larga escala de baterias de lítio para veículos elétricos. A operação, anunciada pela agência de notícias chinesa Xinhua, só foi possível garças a um novo tipo de contentor que minimiza o risco de explosão.
“Para este teste, estamos a utilizar um novo tipo de contentor concebido especificamente para o transporte de baterias de lítio. Estes contentores são fabricados com matérias não combustíveis e equipados com detetores de fumo e temperatura, bem como com ventiladores”, explicou o vice-diretor-geral da empresa ferroviária chinesa, Jia Ping.
O transporte envolveu três comboios que partiram, na terça-feira, 19 de novembro, da municipalidade de Chongqin e das províncias de Sichuan e Guizhou, no sudoeste da China, com destino à região autónoma de Guangxi Zhuang, no sul, e a Xangai, no leste, onde chegaram no sábado seguinte.
A China é o maior produtor de baterias de lítio, pelo que este teste constitui um importante avanço no que respeita ao transporte destes equipamentos, até agora apenas deslocados por mar ou terra, dado o risco associado.
Esta experiência foi acolhida pelo fabricante CATL, cujo responsável pela logística, Lui Jie, deu conta de que o sucesso deste transporte constitui “o reconhecimento da segurança das baterias de lítio domésticas”.
“O transporte ferroviário abre um novo canal para movimentar as baterias de lítio de forma mais eficiente. E vai impulsionar as nossas exportações, ao reduzir os custos logísticos e aumentar a eficiência”, acrescentou.