No passado dia 25 de novembro um avião de carga da DHL, operado pela Swiftair, despenhou-se em Vilnius, na Lituânia, contra uma casa de dois andares, tendo resultado na morte de um membro da tripulação. As autoridades apontaram para uma “falha técnica”, porém as investigações ainda estão em curso.
Annalena Baerbock, ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, considera que este poderá ter sido tanto “um acidente como um ataque de natureza híbrida, provocado por um agente externo, em “tempos voláteis’”.
A ministra compara este incidente à rotura de dois cabos submarinos de telecomunicações digitais no Mar Báltico, ocorrida na semana passada, e que poderá ter tido origem num ato de sabotagem. “Temos de nos perguntar de forma séria se foi um acidente ou se, como na semana passada, foi um incidente híbrido”, considera.
As declarações ocorreram durante uma reunião do G7, e a ministra alemã aponta que têm ocorrido vários “ataques híbridos” na Europa. No início de novembro, várias pessoas foram detidas na Lituânia e na Polónia, envolvendo pacotes incendiários enviados por via aérea para vários países europeus. As autoridades consideraram que os vestígios poderiam levar à Rússia.
Foto: Petras Malukas/AFP/Getty Images