A A.P. Moller – Maersk encomendou 20 navios de contentores bicombustíveis, com uma capacidade total de 300.000 TEU. Os novos equipamentos contarão com sistemas de propulsão de duplo combustível, com GNL, variando em termos de capacidade, entre os 9.000 e os 17.000 TEU.
Ao todo, foram adquiridos dois navios de 9.000 TEU e seis de 17.000 TEU à Yangzijiang Shipbuilding (China) e ainda 12 navios de 15.000 TEU, dos quais seis à Hanwha Ocean (Coreia do Sul) e seis à New Times Shipbuilding (China).
Anda Cristescu, head of Chartering & Newbuilding da Maersk aponta que “devido às suas diferentes dimensões, os navios serão capazes de preencher muitas funções dentro da nossa futura rede, e dar-nos muita flexibilidade de implantação quando estiverem prontos para entrar na nossa frota. Uma vez introduzidos, substituirão a capacidade existente”.
Em agosto, a Maersk anunciou a intenção de fretar uma gama de navios bicombustíveis movidos a metanol e a GNL, totalizando assim 500.000 TEU de capacidade. O armador já concluiu estes contratos com vários fornecedores, e serão introduzidos gradualmente.
A responsável acrescenta ainda que “estamos gratos por assinar este acordo por 20 navios, concluindo assim a aquisição de 300.000 TEU de capacidade, tal como anunciado em agosto. Estas encomendas são parte do nosso programa de renovação de frota em curso e em linha com o nosso compromisso de descarbonização, visto todos os navios terem motores bicombustíveis, com a intenção de operar em emissões de combustível mais baixas”.
De acordo com o anúncio, os navios serão entregues entre 2028 e 2030, vindo reforçar o seu compromisso de redução de emissões carbónicas, através de motores de baixas emissões.