De acordo com os dados do Insight View, em 2023 o setor dos transportes rodoviários de mercadorias apresentou uma redução de 8% no volume de negócios, face a 2022. A conclusão apresentada para esses valores foi o abrandamento de algumas áreas da economia, e embora o risco de incumprimento tenha reduzido de 44% para 39%, o setor ainda apresenta níveis muito elevados.

O setor é maioritariamente composto por microempresas (77%), e pequenas empresas (21%), totalizando 98% das empresas do setor. Porém, os restantes 2%, que envolvem as médias e grandes empresas, representam 54% do volume de negócios.

De acordo com o estudo, estas empresas estão concentradas em grandes centros urbanos, 22% das quais se encontram em Lisboa, 15% no Porto, 9% em Leiria, 7% em Aveiro e 7% em Santarém. Ainda assim, 40% estão dispersas por outras regiões do país.

Os dados sugerem alguma renovação no setor, tendo 17% das empresas sido criadas há menos de cinco anos, e 2% no último ano. Por outro lado, 32% das empresas têm entre 16 e 25 anos de atividade, e 22% operam há mais de 25 anos.

Ao nível do pagamento a fornecedores, o estudo aponta para um aumento nos prazos médios de pagamento, passando de 75 para 83 dias. Ao mesmo tempo, os prazos de recebimento também aumentaram, de 120 para 126 dias, mostrando um comportamento alinhado entre os prazos de pagamento e recebimento, o que aumenta o risco financeiro, tanto para os fornecedores quanto para as empresas do setor.