Já começaram os testes do Thor ET-One, o camião da Thor Trucks, que irá rivalizar com o novo modelo Tesla Semi, que também já se encontra em fase de testes, tendo entregado a sua primeira carga na passada quinta-feira. Terá uma potência estabelecida entre os 300 e os 700cv e foi desenvolvido por uma startup americana criada por um jovem de 25 anos, Dakota Semler, com apenas 18 empregados, alguns deles com grande experiência na área.

Comparativamente aos camiões a diesel, a companhia aponta grandes vantagens ao uso dos seus camiões eléctricos: o facto de se encontrar interligado digitalmente de modo a permitir um prognóstico mais rápido e eficiente; ser ecológico; ter até mais 30% de potência; custos de propriedade mais baratos, não polui o ambiente e tem um custo de manutenção até 60% mais barato.

A companhia anunciou que terá dois modelos de diferentes autonomias, alimentados por células LG Chem, sendo que poderão variar entre os 160km e os 482km. Enquanto isso, a Tesla, para além de poder competir diretamente com estas variantes, tem ainda um modelo superior de até 800km, que consegue ser mais barato que o melhor modelo da Thor Trucks. Competem ainda na capacidade de carga, que se encontra estabelecida em cerca de 36 toneladas para ambas.

As vantagens que se encontram nesta companhia, de modo a conseguir competir com a grande multinacional, são as funcionalidades no interior do habitáculo, que ao invés de ter um banco central acompanhado de dois ecrãs, um de cada lado do volante, terá dois bancos e um visual mais convencional, com um painel de instrumentos digital de simples manuseamento e um ecrã táctil.

A autonomia e o preço favorecem claramente a Tesla, que já tem uma grande vantagem devido ao renome que tem vindo a conquistar ao longo dos anos, porém esta startup mostra-se determinada a conquistar os mercados. Prevê-se que os camiões de ambas as empresas entrem no mercado em 2019, encontrando-se ao longo deste ano em testes.