O Grupo Garland anunciou o lançamento de uma nova rota marítima direta para a Irlanda, com partidas semanais a partir de Portugal. A operação, que começa oficialmente a 17 de janeiro, surge como uma solução estratégica para contornar as dificuldades impostas pelo Brexit, que tornaram as rotas terrestres via Inglaterra mais lentas, caras e burocráticas.

 

A nova linha marítima terá saídas semanais às sextas-feiras, com tempos de entrega estimados entre 5 e 7 dias. Setores como têxtil, calçado e cerâmica, onde Portugal mantém uma forte presença internacional, já estão a aderir a esta nova solução, que promete trazer maior eficiência e competitividade.

Até agora, os envios para a Irlanda realizados pela Garland dependiam de intermediários no Reino Unido e na Bélgica, o que resultava em tempos de trânsito mais longos. Com o novo serviço, operado em parceria com a ALLMED — uma empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado irlandês —, com esta solução direta e otimizada o grupo de transporte e logística disponibiliza maior rapidez e menos custos.

Inicialmente, a operação funcionará em regime de grupagem, com pelo menos uma saída semanal, mas nos planos está o aumento progressivo no número de partidas em função do aumento da procura.

A empresa, que já opera rotas rodoviárias diárias para toda a Europa, somando mais de 30 partidas diretas por semana, destaca em comunicado que “esta nova operação reflete a visão estratégica da Garland em expandir as suas soluções internacionais, consolidando-se como referência em logística marítima”.

Com esta nova aposta, a Garland pretende não só diversificar o seu portefólio, mas também fomentar a exportação para a Irlanda — um mercado ainda pouco explorado pelos exportadores portugueses, mas com um crescimento anual promissor e elevado potencial.