O Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) anunciou novos sistemas de monitorização para melhorar a segurança ferroviária, através do projeto Ferrovia 4.0, em que o INEGI está envolvido, juntamente com várias outras entidades.
Ao longo dos últimos três anos, o INEGI desenvolveu ferramentas inovadoras para melhorar a segurança ferroviária, privilegiando a manutenção preditiva e preventiva. Foram criados sistemas de monitorização de infraestrutura para detetar defeitos nos carris e alteração dos taludes.
Foi também desenvolvido um sistema para identificar obstáculos na via, instalado na cabine da locomotiva, e que através de um sistema GPS determina a localização do comboio e verifica a existência de barreiras na linha.
Através destas ferramentas, o projeto permitiu a criação de sistemas de informação para auxiliar a tomada de decisão relativa a infraestruturas e ao material circulante, bem como o desenvolvimento de sistemas de segurança ferroviária, capazes de fazer uma monitorização da infraestrutura e desencadear alertas para intervenção.
Francisco Afonso, responsável pelo projeto no INEGI, comenta que “estas soluções permitem a redução dos custos operacionais e de manutenção das infraestruturas e do material circulante, enquanto aumentam a sustentabilidade e a segurança ferroviária por via da monitorização da infraestrutura”.
O objetivo deste projeto é aumentar a competitividade e qualidade do serviço de transporte ferroviário em Portugal. Francisco Afonso acrescenta ainda que “os resultados do projeto foram muito positivos. A cooperação no setor ferroviário português e a aposta em I&D permitem potenciar o seu crescimento de forma sustentada”.
O projeto Ferrovia 4.0 contou com um investimento de cerca de oito milhões de euros e reuniu 22 entidades empresariais e sistema de I&D, que integram o Cluster da Plataforma Ferroviária Portuguesa, sendo cofinanciado pelo Compete 2020, Lisboa 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia.