A DHL Freight acaba de incorporar dois duotrailers para reforçar o transporte entre os terminais de Madrid e Barcelona, em Espanha. Estes veículos, que combinam dois semirreboques, com um comprimento de 31,75 metros, constituem atualmente, segundo o operador, a solução com maior capacidade de transporte rodoviário na Europa.
Esta iniciativa visa melhorar a eficiência logística da empresa e reforçar o seu compromisso com a descarbonização da frota, dado que estes veículos são propulsionados a óleo vegetal tratado com hidrogénio.
Devido ao seu tamanho e peso, os duotrailers não podem ser utilizados no transporte internacional. Neste caso concreto, os semirreboques possuem características que lhes permitem operar de forma autónoma. Assim, o reboque dianteiro leva carga até Barcelona, enquanto o traseiro segue depois para Friburgo, na Alemanha.
A propósito, o diretor-geral da DHL Freight Iberia, Rubén Gavela, assinalou que esta incorporação constitui um avanço significativo, na medida em que constitui uma “solução ótima, eficaz e mais sustentável” para o transporte de carga.