Com uma área total de 105.500m² e uma estrutura composta por dez células operacionais especializadas, o Centro de Distribuição Nacional (CDN) centraliza toda a operação logística da retalhista em Portugal, numa opção estratégica que visa otimizar os processos de distribuição, melhorar a disponibilidade de produtos e acelerar as entregas para lojas físicas e encomendas online. A Still foi a parceira escolhida para fornecer 140 equipamentos de movimentação de cargas e soluções avançadas de intralogística.

A parceria entre a Still e a Leroy Merlin remonta a 2018, tendo crescido significativamente ao longo dos anos. Para o recém-inaugurado CDN, a Still ficou responsável por fornecer uma frota ajustada às exigências operacionais da Leroy Merlin, num total de 140 equipamentos, entre porta-paletes elétricos, order pickers, retráteis, trilaterais e empilhadores frontais.

“Uma frota nova e com tecnologia inovadora permite uma grande otimização de movimentação de cargas e melhoria na capacidade logística da Leroy Merlin”, comenta Carlos Gonçalves, key account manager da Still Portugal.

A par desta aposta, “A implementação de tecnologias avançadas, como a automação – projeto futuro em estudo – para Portugal e a digitalização dos processos logísticos, permite uma operação mais eficiente e precisa”, salienta também.

O contrato de aluguer de longa duração reforça o compromisso da fabricante de equipamentos de movimentação e soluções de intralogística com soluções inovadoras, sustentáveis e eficientes. A frota fornecida inclui características de última geração, como:

  • Tecnologia de baterias – opções de iões de lítio e chumbo, ajustadas às necessidades específicas do cliente;
  • Dispositivos de segurança – cintos de segurança, faróis, blue spots, câmaras nos garfos para visibilidade em altura e pré-seletores de altura;
  • Soluções ergonómicas – funcionalidades de pré-elevação para maior comodidade do operador.

 

Um dos pilares fundamentais desta parceria é a sustentabilidade. A centralização das operações logísticas no CDN permite reduzir desperdícios e melhorar a eficiência energética. Tanto a Leroy Merlin como a Still partilham o objetivo de adotar práticas sustentáveis na cadeia de abastecimento, como o uso de energias renováveis, a redução do impacto ambiental e a incorporação de tecnologias inovadoras.

José Miranda, Diretor de Supply Chain e Delivery da cadeia de retalho comenta a este propósito: “Um investimento como o CDN exige parceiros alinhados com os nossos valores. A Still é esse parceiro estratégico, combinando inovação, sustentabilidade e soluções de excelência que nos permitem enfrentar os desafios de amanhã.”

A parceria entre as duas empresas promete continuar a evoluir, com os mencionados planos para integrar automação e digitalização nas operações logísticas futuras. Ambas veem esta colaboração como um marco estratégico, capaz de expandir-se para novos mercados e regiões, enquanto permanecem comprometidas com práticas sustentáveis e tecnologias avançadas.


Dados Globais da Parceria
  • 140 equipamentos: porta-paletes elétricos, order pickers, retrácteis, trilaterais e empilhadores frontais;
  • Aluguer de longa duração;
  • Tecnologia de baterias: iões de lítio e chumbo;
  • Localização: Castanheira do Ribatejo, 105.500m² de área.