Sustentabilidade em toda a cadeia de abastecimento, responsabilidade social abrangente, otimização de processos e monitorização regular, e progresso sustentável acelerado pela tecnologia: estas são as quatro áreas que o ERA Group identifica como aquelas em que a integração de princípios ESG pode potenciar a inovação, a eficiência e a fidelização dos clientes.

Este levantamento decorre da análise do atual contexto global, marcado por incertezas políticas e económicas, em que, segundo a consultora especializada em otimização de custos e processos, a sustentabilidade se torna, cada vez mais, uma prioridade.

“A recente flexibilização das regulamentações ambientais nos Estados Unidos da América, com um maior incentivo à produção de combustíveis fósseis, levanta preocupações sobre o impacto destas decisões a nível mundial”, sustenta, em comunicado,

A propósito, o country manager em Portugal, João Costa, afirma que “o tecido empresarial tem uma responsabilidade crucial na promoção de práticas ESG que gerem resultados financeiros positivos e consolidem a reputação de marcas e produtos junto de cidadãos e consumidores cada vez mais exigentes”. “Este ano, marcado por novos protagonistas, desafia as empresas a encararem a sustentabilidade como uma exigência estratégica, e não como se de uma moda passageira se tratasse”, nota, considerando que, sem mudanças abrangentes e consistentes em todos os setores, as organizações não serão capazes de cumprir o seu papel. Entende, assim, que “a implementação de práticas ESG deve ser interpretada à luz de uma mudança estrutural e contínua, com o potencial de contribuir para um mercado mais competitivo e resiliente”.

No que toca à primeira das áreas identificadas – sustentabilidade em toda a cadeia de abastecimento – a consultora enumera que a adoção de energias renováveis e outras fontes alternativas de consumo energético, bem como a incorporação da circularidade em toda a cadeia de produção, são estratégias eficazes para minimizar desperdícios, reduzir a pegada ambiental e melhorar a eficiência operacional das empresas. E destaca que as empresas que escolhem parceiros e fornecedores alinhados com os mesmos valores e práticas ambientais ganham vantagens competitivas, pois conseguem reforçar a confiança e lealdade dos clientes e otimizar os custos operacionais através de práticas mais eficientes.

Relativamente à responsabilidade social abrangente, defende que adotar práticas de trabalho justas, promover a diversidade nas equipas e garantir condições de trabalho flexíveis, seguras e equitativas para todos os colaboradores deve tornar-se parte integral da cultura organizacional. E que as empresas devem priorizar uma relação transparente e ética com os diferentes stakeholders.

No que concerne a otimização de processos e monitorização regular, sustenta que a implementação de auditorias regulares e a exigência de relatórios de sustentabilidade aos fornecedores e parceiros são processos essenciais para garantir uma maior governança e a monitorização contínua da cadeia de operação. Além disso, as empresas que acompanham regularmente os processos e práticas ESG implementadas conseguem identificar oportunidades de melhoria e adequar, de forma ágil e eficiente, a sua resposta às necessidades do mercado.

Finalmente, o progresso sustentável acelerado pela tecnologia: entende o ERA Group que ferramentas como o blockchain e a Inteligência Artificial (IA) desempenham um papel crucial na sustentabilidade das empresas ao proporcionarem soluções mais eficientes, transparentes e ágeis. E conclui que, quando combinadas com outras tecnologias, essas soluções não só aprimoram a sustentabilidade, mas também proporcionam uma vantagem competitiva, evidenciando o compromisso das empresas com práticas responsáveis e inovadoras.